Samsung revela robô assistente, exoesqueleto para exercícios e app de saúde

A companhia apresentou os protótipos das soluções durante a edição de 2020 da Consumer Electronic Show, que acontece nesta semana em Las Vegas

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

7 de janeiro de 2020 às 11:39 - Atualizado há 2 meses

Grandes empresas de tecnologia estão reunidas em Las Vegas para o Consumer Electronic Show, evento anual de tecnologia. Nesta segunda-feira (6), a Samsung revelou como planeja transformar o cotidiano de clientes por meio de novos dispositivos. HS Kim, presidente da companhia, apresentou soluções que, segundo ele, combinam hardware e software para criar experiências personalizadas. Conheça algumas delas:

Ballie

O dispositivo atua como um assistente que acompanha o usuário pela casa e oferece diversos recursos — desde os mais básicos, como informações sobre tempo e notícias, até mais avançados, como acionar outros dispositivos inteligentes automaticamente de acordo com o ambiente e necessidades do dono.

“Consideramos a inteligência artificial essencial para experiências verdadeiramente personalizadas. Ela coloca você no controle de suas informações e protege sua privacidade, enquanto ainda oferece o poder da personalização”, afirmou Sebastian Seung, vice-presidente executivo da Samsung, em um comunicado. A companhia não divulgou informações sobre previsão de lançamento do produto.

GEMS

A Samsung também apresentou o protótipo do GEMS (Gait Enhancing & Motivating System), equipado com um exoesqueleto e um óculos que usa realidade aumentada para auxiliar os usuários na prática de exercícios físicos. Com o dispositivo, é possível ter acesso a um personal trainer virtual que analisa o desempenho em tempo real e sugere mudanças personalizadas. A companhia também não deu detalhes sobre lançamento da tecnologia.

HeartWise

A empresa ainda falou sobre o HeartWise, aplicativo de saúde já disponível para download. A solução foi criada em parceria com a Kaiser Permanente para pacientes em reabilitação cardíaca. Integrado ao smartwatch da marca, o app envia lembretes para prática de exercícios, exibe a frequência cardíaca durante as atividades e manda as informações para o prontuário do paciente, permitindo que médicos acompanhem o progresso do tratamento.