Samsung apresenta NEONs, “robôs humanos” criados com inteligência artificial

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

8 de janeiro de 2020 às 13:41 - Atualizado há 9 meses

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Samsung anunciou, nesta terça-feira (7), seu mais novo projeto de inteligência artificial. Desenvolvidos pela Samsung Technology and Advanced Research Labs (STAR Labs), laboratório da companhia focado em novas tecnologias, os NEONs são seres virtuais que se parecem e se comportam como humanos. Com a iniciativa, a Samsung busca “tornar a ficção científica uma realidade”.

Edtech 2020: saiba como as novas tecnologias estão transformando a gestão do ensino e os modelos de educação 

Gerados computacionalmente, os avatares são capazes de interagir e criar, automaticamente, novas expressões, movimentos e diálogos de acordo com o contexto. “Os NEONs se integrarão ao nosso mundo e servirão como novos elos para um futuro melhor, um mundo onde ‘humanos são humanos’ e ‘máquinas são humanas'”, afirmou Pranav Mistry, diretor executivo do STAR Labs.

Os “humanos artificiais” ainda podem ser personalizados para diferentes tarefas em qualquer idioma. Ao longo das interações, eles são capazes de criar memórias e adquirir novas habilidades. Segundo a Samsung, cada NEON é único e tem uma personalidade. “O NEON é como um novo tipo de vida. Existem milhões de espécies em nosso planeta e esperamos adicionar mais uma”, disse Pranav. 

Tecnologia por trás

Os robôs são alimentados por duas tecnologias. A primeira delas, CORE R3 ou “reality realtime responsive”, permite que os avatares reajam instantaneamente, respondendo em um tempo inferior a alguns milissegundos. Já a segunda, Spectra, que ainda está sendo desenvolvida, é responsável pela inteligência, aprendizado, emoções e memória.

Segundo Pranav, o objetivo é trazer a solução para diversas áreas, lançando uma versão beta ainda este ano. “Em um futuro próximo, as empresas poderão licenciar ou assinar um Neon como consultor financeiro, prestador de serviços de saúde ou até mesmo concierge. Com o tempo, eles atuarão como âncoras de TV, atores de filmes ou simplesmente como companheiros e amigos”, afirmou.