Quais são os riscos de não se adequar à LGPD?

Por José Eduardo Costa
20 de abril de 2020 às 19:00 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Quando o pico do covid-19 passar, os negócios vão voltar de forma acelerada. “As vendas online devem crescer 30% na fase pós coronavírus”, diz André Miceli, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, autor do estudo Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: humanidade redefinida e os novos negócios.
O gráfico mostra como o crescimento econômico deve se dar em algumas economias do mundo, sobretudo a partir de 2021, segundo o Statista. No Brasil, não deve ser diferente.
As empresas que já estiverem ajustadas à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) saem na frente na disputa pelo novo consumidor digital. Mas ainda há empresários e empreendedores que sequer começaram a se preparar para atuar com a LGPD – e correm o risco de perder competitividade.
Há, no entanto, outras questões que podem influenciar os negócios e prejudicar a empresa como um todo – além da multa, à partir da vigência da lei, que pode chegar em até 2% do faturamento anual ou, no máximo, em R$ 50 milhões por infração.
Veja abaixo alguns riscos decorrentes da não implementação da LGDP, que vão além das perdas financeiras, segundo Paulo Vinicius de Carvalho Soares, sócio e DPO (Data Protection Officer) do escritório Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA), e professor do curso online LGDP Na Prática, da StartSe.
Problemas comerciais
Uma empresa que não cumpre a lei pode ter empecilhos com parceiros e clientes próximos. Isso acontece porque o consumidor final dos produtos e/ou serviços está cada vez mais criterioso, desconfiando de corporações que não contam com boas práticas internas. O impacto com contatos internacionais será ainda mais severo, uma vez que muitos países já estão em dia com o plano de proteção de dados.
Riscos financeiros
Como pontuado acima, a penalidade mais grave para as empresas é a multa aplicada de acordo com a violação ao que é previsto por lei. Mas, mesmo arcando com a penalidade, não se adequar à LGPD pode trazer outros riscos financeiros, uma vez que pode impactar negativamente todos os setores.
Governança
Se uma empresa não adapta suas práticas ao que é demandado por lei, sua estrutura fica abalada e pode acabar resultando em graves problemas de governança. Uma organização que não tem critérios de compliance pode vir a acabar com sua imagem e até mesmo falir.
O curso online LGDP Na Prática apresenta o passo-a-passo da implementação, os desafios de cada etapa e as melhores práticas de empresas que já implementaram a LGPD. “Se a LGPD não for levada a sério pela empresa e pelos seus membros, riscos serão levantados”, acrescenta Paulo Vinicius.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários