Governador do Paraná, Ratinho Júnior, participa de Missão Agrotech, da StartSe

José Eduardo Costa

Por José Eduardo Costa

25 de fevereiro de 2019 às 13:33 - Atualizado há 2 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

O governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, mais conhecido como Ratinho Júnior, faz a sua primeira viagem internacional desde que assumiu o Palácio do Iguaçu. Ratinho Júnior participa da Missão Agrotech, da StartSe, que começa nesta segunda-feira (25), no Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Durante uma semana, Ratinho Júnior, e outros líderes de empresas e empreendedores, participam de uma imersão de aprendizado para conhecer negócios e tecnologias que estão reinventando todos os setores do agronegócio, do cultivo à distribuição.

O governador Ratinho Júnior e demais participantes da Missão Agrotech visitam, durante o dia, diversas startups e empresas como BovControl, que utiliza tecnologia em nuvem para fazer o controle de rebanho de bovinos; Full Harvest, que usa tecnologia de ponta para conectar produtores e empresas de alimentos, reduzindo o desperdício da safra; Mavrx, que possui um software para monitoramento em tempo real do campo, que destaca as áreas que necessitam de mais recursos e compara o desempenho das safras. E muito mais.

À noite, acontecem sessões de palestras e bate-papos com empreendedores e líderes de negócios do Vale do Silício. As palestras discutem o impacto das inovações que estão surgindo no Vale do Silício no agronegócio. Já os bate- papos, que são mais informais, têm por objetivo promover o networking dos participantes com profissionais e empreendedores do Vale.

Segundo o governador Ratinho Júnior, o propósito da viagem é conseguir para o Paraná soluções tecnológicas de Agrotech. “O Vale do Silício é reconhecido por ser um ambiente favorável à inovação e de empreendedorismo. Vamos em busca desse conhecimento e do modelo que sustenta esse “ecossistema”. Precisamos conhecer experiências bem sucedidas e repetir os modelos de sucesso em nosso estado”, disse Ratinho Junior, em entrevista a StartSe.

Quando questionado sobre que conhecimentos e aprendizados quer tirar desta experiência, Ratinho Júnior respondeu: “ Espero poder mostrar o potencial que o nosso estado tem e as oportunidades que oferecemos para novos empreendimentos, em todas as áreas. Quero trazer de lá, além de muitos contatos, as referências que poderemos seguir para dar sustentação ao nosso projeto de desenvolvimento de tecnologia para o setor de agronegócio.”

Política de inovação

O governador do Paraná afirmou que acredita que é possível implementar dentro da política de inovação do Estado os aprendizados que trouxer da missão. “Já temos alguns contatos prévios que sinalizam a possibilidade de desenvolvermos boas parcerias”, disse a StartSe. “Nós vamos criar um elo, uma correspondência, entre o Paraná e o Vale do Silício e Sacramento (capital do Estado da Califórnia), que também se consolidou como uma referência em tecnologia para o setor de agronegócio”, afirmou Ratinho Júnior.

Segundo estudo da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 67% das propriedades agrícolas do país fazem uso de algum tipo de tecnologia em seus processos produtivos. O governador do Paraná afirma, no entanto, que há muito espaço para evoluir. “Nós queremos ser a base do desenvolvimento de novas tecnologias para agricultura, oferecendo soluções aos produtores brasileiros e queremos exportar tecnologia”, disse.

Durante a viagem, o governador também cumpre agenda no Banco do Brasil e na Oracle. Outro compromisso é um evento organizado pelo consulado brasileiro, que terá a participação de investidores e desenvolvedores brasileiros que atuam no Vale do Silício. A comitiva paranaense retorna no dia 2 de março, mas o governador permanece até o dia 11, para cumprir agenda particular. Durante a ausência de Ratinho Júnior, assume o Palácio do Iguaçu o vice-governador Darci Piana.

Esteve presente em outra edição da Missão StartSe no Vale do Silício, em 2018, o atual governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema. A próxima Missão Agrotech, da StartSe, acontece de 10 a 14 de junho de 2019. Para saber mais, acesse a página do evento.