Pesquisadores criam sistema capaz de monitorar respiração de bebês durante a noite

Por Isabella Carvalho
17 de outubro de 2019 às 12:36 - Atualizado há 1 ano

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Pesquisadores da Universidade de Washington criaram uma solução que pode tornar mais tranquila a noite de sono dos pais de bebês. O aplicativo BreathJunior permite que alto-falantes inteligentes sejam usados para acalmar crianças enquanto dormem, além de monitorar a respiração e movimentos durante a noite.
“Um dos maiores desafios que os novos pais enfrentam é garantir que seus bebês durmam o suficiente. Eles também querem monitorar seus filhos enquanto dormem. Com isso em mente, procuramos desenvolver um sistema que combina ruído branco com a capacidade de medir discretamente o movimento e a respiração de uma criança”, disse Jacob Sunshine, um dos pesquisadores responsáveis pelo sistema.
O ruído branco é um sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência, produzindo um som suave. Com o BreathJunior, o alto-falante reproduz o ruído e capta, pelo microfone, o som “refletido” pelo corpo da criança. Um algoritmo cancela o sinal do ruído branco e filtra apenas a parte da respiração e movimento do bebê. O sistema também consegue identificar o lugar exato da criança, não confundindo os barulhos dela com outras alterações no ambiente.
O BreathJunior foi testado em cinco bebês com diferentes taxas de respiração — de 20 a 60 rpm (respirações por minuto). O aplicativo ainda foi capaz de captar outros padrões respiratórios, como apneia da prematuridade. No futuro, os pesquisadores planejam comercializar a tecnologia, que poderá ser usada em alto-falantes como Amazon Echo.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários