Pesquisadores criam sistema capaz de monitorar respiração de bebês durante a noite

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

17 de outubro de 2019 às 12:36 - Atualizado há 7 meses

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Pesquisadores da Universidade de Washington criaram uma solução que pode tornar mais tranquila a noite de sono dos pais de bebês. O aplicativo BreathJunior permite que alto-falantes inteligentes sejam usados para acalmar crianças enquanto dormem, além de monitorar a respiração e movimentos durante a noite.

“Um dos maiores desafios que os novos pais enfrentam é garantir que seus bebês durmam o suficiente. Eles também querem monitorar seus filhos enquanto dormem. Com isso em mente, procuramos desenvolver um sistema que combina ruído branco com a capacidade de medir discretamente o movimento e a respiração de uma criança”, disse Jacob Sunshine, um dos pesquisadores responsáveis pelo sistema.

O ruído branco é um sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência, produzindo um som suave. Com o BreathJunior, o alto-falante reproduz o ruído e capta, pelo microfone, o som “refletido” pelo corpo da criança. Um algoritmo cancela o sinal do ruído branco e filtra apenas a parte da respiração e movimento do bebê. O sistema também consegue identificar o lugar exato da criança, não confundindo os barulhos dela com outras alterações no ambiente. 

O BreathJunior foi testado em cinco bebês com diferentes taxas de respiração — de 20 a 60 rpm (respirações por minuto). O aplicativo ainda foi capaz de captar outros padrões respiratórios, como apneia da prematuridade. No futuro, os pesquisadores planejam comercializar a tecnologia, que poderá ser usada em alto-falantes como Amazon Echo.