PayPal abandona projeto do Libra, a criptomoeda do Facebook

Por Isabella Carvalho
7 de outubro de 2019 às 10:57 - Atualizado há 1 ano

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O PayPal, um dos grandes apoiadores até agora do Libra, projeto de criptomoeda do Facebook, está se afastando da iniciativa. A empresa foi a primeira a anunciar oficialmente a decisão depois do Financial Times revelar que dois parceiros estavam cortando laços por receio da atenção negativa dos reguladores.
Ao todo, 27 empresas decidiram apoiar, no início, o Libra — como Visa, Uber, Mercado Pago e Mastercard. Juntas, elas formam a Libra Association. O projeto foi anunciado oficialmente em junho deste ano, com expectativa de lançamento em 2020.
O gráfico abaixo mostra como funciona o Libra. A saída do PayPal enfraquece as aspirações de Mark Zuckerberg de criar uma nova moeda digital.
“O PayPal tomou a decisão de renunciar a sua participação na Libra Association neste momento e continuar focando no avanço da nossa missão e na prioridade de nossos negócios, enquanto nos esforçamos para democratizar o acesso a serviços financeiros para populações carentes”, disse a empresa em um comunicado.
“Continuamos apoiando as aspirações do Libra e esperamos continuar com o diálogo sobre maneiras de trabalhar juntos no futuro”.
Desde que foi anunciado, o Libra não foi bem recebido pelos órgãos reguladores mundiais. O Comitê de Serviços Financeiros dos Estados Unidos estaria, inclusive, discutindo a possibilidade de grandes empresas de tecnologia — como o Facebook — serem proibidas de criar criptomoedas e outros serviços financeiros.
Dante Disparte, chefe de políticas e comunicações da Libra Association, se pronunciou sobre a saída do PayPal.
“Essa jornada para construir uma rede geracional de pagamentos como o projeto Libra não é um caminho fácil”, disse o executivo em um comunicado. “Reconhecemos que a mudança é difícil e que cada organização que iniciou essa jornada terá que fazer sua própria avaliação dos riscos e recompensas de se comprometer a ver a mudança que o Libra promete”.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários