Este patinete elétrico com direção autônoma chega sozinho à estação de recarga

João Ortega

Por João Ortega

20 de agosto de 2019 às 14:23 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A fabricante de patinetes elétricos Segway-Ninebot lançou na última sexta-feira (16), em Pequim, na China, um modelo com direção autônoma que vai sozinho até a estação de recarga. O produto é destinado a empresas de mobilidade compartilhada, como Uber e Lyft, segundo Gao Lufeng, CEO da Ninebot. As informações são da Reuters.

Hoje, faz parte da logística dessas empresas (e de outras como Grow e Lime, no Brasil) a rotina de recolhimento manual dos patinetes elétricos para recarga. “A dor dos operadores de patinetes é mantê-los melhor a um custo menor”, diz Lufeng.

Com algoritmos de Inteligência Artificial na nuvem e sensores no veículo, o lançamento da Ninebot se dirige autonomamente a uma estação para recarregar a bateria quando necessário. Também há a opção de controle por um operador humano remotamente (como mostra o vídeo). O patinete custará cerca de US$ 1400 no lançamento, o que corresponde a por volta de quatro vezes o preço de um modelo tradicional da marca.

Segway-Ninebot é a fusão entre a norte-americana Segway e a chinesa Ninebot, desde 2015. Hoje, a empresa é a maior fornecedora de marcas de micromobilidade como Bird e Lime e vendeu, só no ano passado, 1,6 milhões de patinetes. A Segway-Ninebot planeja abrir capital na bolsa de tecnologia chinesa STAR Market.