Os aprendizados de Eric Santos, CEO da Resultados Digitais

Por Isabella Carvalho
27 de agosto de 2019 às 18:14 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
À frente de uma das maiores startups de Santa Catarina, Eric Santos se tornou referência quando o assunto é empreendedorismo. O executivo é um dos fundadores da Resultados Digitais, startup de marketing e vendas para pequenos e médios negócios. Hoje, a RD Station, plataforma criada pela empresa, é usada por 13 mil clientes em todo o Brasil.
Fundada em 2010 e com sede em Florianópolis, a startup tem 700 funcionários e escritórios em São Paulo, Joinville, México, Colômbia, Portugal e Espanha. Recentemente, a empresa anunciou um investimento de R$ 200 milhões liderado pelo fundo Riverwood Capital.
Segundo Eric, se adaptar a mudanças foi fundamental para o crescimento da Resultados Digitais. “Temos algumas fases dentro da startup. É como escalar o Everest. Você não sai em uma linha reta e cada um dos trechos requer um conjunto diferente de equipamentos e habilidades”, ressaltou o empreendedor durante o Startup Summit 2019.
Novo foco
Recentemente, a startup passou por uma reestruturação a partir dos resultados de dois estudos — um sobre sua base de clientes e outro sobre seus 2 mil parceiros (agências de marketing que vendem os produtos da RD). Segundo Eric, olhar com disciplina para essas informações fez com que a empresa entendesse com clareza quais partes do modelo de negócio funcionavam bem ou não.
Analisando os dados, a startup conseguiu identificar a maturidade dos clientes e decidiu não trabalhar com alguns segmentos. “Entendemos que alguns perfis não tinham a mesma chance de sucesso que outros. O que fizemos na essência foi ajustar o funil. A nossa projeção agora é baseada em outro cenário”, explicou Eric.
Segundo o executivo, empreender é isso: tomar decisões. “Se é uma escolha difícil, analise, estude e debata. No nosso caso, tivemos um bom trabalho interno de analisar esses dados. Quando temos mudanças maiores, envolvemos também os nossos parceiros”, ressaltou.
Com o investimento de R$ 200 milhões, a empresa se prepara para criar ofertas alternativas para os clientes que ainda não estão prontos para automatizar o marketing. Além disso, planeja aperfeiçoar a sugestão de produtos com o uso de tecnologias como inteligência artificial, big data e machine learning.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários