Hello: Orkut quer repetir receita de sucesso e tornar redes sociais “felizes de novo”

Por Tainá Freitas
30 de novembro de 2019 às 13:14 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Para Orkut Buyukkokten, fundador da rede social homônima, as pessoas nunca estiveram mais infelizes e sozinhas. “A tecnologia deveria supostamente nos conectar, mas algo inesperado aconteceu durante o caminho. Começamos a compartilhar histórias que não são verdadeiras”, disse no Silicon Valley Conference da StartSe que acontece neste sábado (30). Acabar com a disseminação de notícias falsas, por exemplo, é uma das principais desafios do Facebook hoje.
A primeira rede social que se tornou popular mundialmente foi o Orkut, criada em 2004 pelo engenheiro de software turco. Na época, ele trabalhava no Google e estudava em Stanford. Hoje, criou-se um ecossistema de opções com diversas finalidades. Há espaço para quem queira compartilhar imagens e vídeos, trocar mensagens, marcar encontros…
Mas, além da escala, Orkut defende que as redes trouxeram um grande impacto socioemocional. “As pessoas começaram a se comparar com as outras. Todos os dias recebemos atualizações que não queremos e que não estamos preparados”, comentou. Para diminuir o problema, o Instagram lançou, recentemente, uma série de medidas para combater bullying. Mas o empreendedor acredita que a solução do problema está na criação de uma nova opção — e fundou a “Hello”.
A “Hello Network” tem o objetivo de conectar pessoas com outros indivíduos e conteúdos que “tem a ver com suas paixões”. “Podemos mudar as redes sociais e nos cercar de amor e sermos felizes novamente”, afirmou. A Hello já está disponível no Brasil e, de acordo com Orkut, os principais interesses dos brasileiros são: música, animais, café, carros, jogos e futebol.
Como na rede social finada Orkut, a Hello possui diversas comunidades – e, ironicamente, algumas fazem alusões a outras redes. “Zap Zap do Hello”, “Fã da Netflix”, “Novas Amizades”, “Viciados em Instagram”, “Orkut Nostalgia” “Namoro ou Amizade” são algumas das opções disponíveis na plataforma.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários