Ocyan divulga pilotos contratados em seu programa de conexão com startups

Por Isabella Carvalho
30 de janeiro de 2020 às 22:25 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Com o objetivo de se aproximar do ecossistema de inovação e encontrar soluções para diversos desafios, a Ocyan lançou o Ocyan Waves Challenge, programa de conexão com startups. Depois de reunir mais de 20 empresas em um pitch day e rodar um piloto com oito delas, a companhia anunciou as seis startups contratadas.
Estas empresas selecionadas trabalharão com a Ocyan em projetos inovadores para otimizar processos internos por meio da tecnologia. Para Fernanda Brandão, coordenadora de inovação da companhia, a integração entre os setores da empresa foi fundamental para o sucesso do programa. “Fizemos um alinhamento com todas as áreas que teriam contato com o programa — desde supply chain, operações até jurídico”.
A Confirm8 foi uma das seis startups contratadas. Criada em 2013, ela oferece um serviço que ajuda empresas e indústrias a automatizar a coleta e a validação dos dados de vistorias através de um aplicativo, com monitoramento e gestão das atividades.
“No caso da Ocyan, o desafio inicial era otimizar o processo de inspeção de equipamentos, que era feito manualmente. Com um aplicativo, conseguimos automatizar essas etapas. O preenchimento agora é feito direto na plataforma, que gera um relatório técnico no fim do processo”, conta Otavio Yamanaka, co-fundador da Confirm8. Com a solução, o tempo de inspeção passou de 15 minutos para apenas um.
Segundo o empreendedor, entender mais sobre processos e normas de uma grande empresa foi um dos maiores aprendizados do programa. “Rodamos o piloto em um navio de produção e armazenamento de petróleo e nos preparamos para levar a equipe para um ambiente offshore. No fim das contas, entendemos a importância desses processos e isso abriu nossa cabeça para lidar com outros parceiros”, ressalta Yamanaka.
Inteligência artificial para indústria
A startup Rio Analytics também teve seu piloto selecionado pela Ocyan. A empresa, fundada em 2017, é focada no desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial para predição de falhas de ativos industriais. “Nosso grande objetivo é prever quando, por que e como um equipamento vai falhar. Para isso, usamos algoritmos de machine learning”, explica Victor Chaves, fundador da startup. Hoje, a Rio Analytics atua em três verticais: óleo e gás, mineração e energia.
Participando do Ocyan Waves Challenge, a empresa pôde acompanhar de perto o funcionamento de uma sonda de perfuração e ganhar experiência na parte de engenharia e operações. “Passamos por um primeiro momento de identificação do problema, depois veio a prototipação da solução e o desenvolvimento desse protótipo”, conta Chaves. O próximo passo, segundo o empreendedor, é colocar em prática um projeto de longo prazo. “Estamos desenvolvendo uma solução para rodar em todas as sondas, em um modelo de negócio de Software as a Service (SaaS)”.
Além da Confirm8 e da Rio Analytics, outras quatro startups tiveram seus pilotos selecionados: Socialbase, Smarti, Delfos e Checklist fácil. O Ocyan Waves Challenge iniciará seu segundo ciclo no início de abril, abrindo inscrições para startups com soluções para novos desafios internos, com foco em segurança, aumento de produtividade e redução de custo nas operações.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários