Você sabe o que é Open Banking?

Por Isabella Carvalho
21 de janeiro de 2019 às 10:55 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Graças aos avanços da tecnologia, o sistema financeiro está passando por grandes mudanças. Em meio à isso, surge o Open Banking. A expressão, ainda pouco conhecida, se refere à uma nova forma de lidar com as operações e atividades financeiras.
Hoje, os bancos trabalham com um modelo em que possuem o total controle dos dados, desenvolvendo internamente aplicativos e soluções para gerenciá-los. Já no Open Banking, eles passam a fazer parte de um novo modelo de negócio, onde disponibilizam APIs (Application Programming Interface, ou Interface de programação de aplicações) para que outras empresas possam criar serviços integrados à instituição.
Com essas interfaces, o usuário pode ter uma experiência conectada, automaticamente, a diversos sistemas e soluções. Por exemplo: ao usar um aplicativo de controle de gastos criado por uma startup, o cliente pode integrar e gerenciar as informações do sistema de seu banco – concentrando tudo em um só lugar.
Hoje, o Guiabolso faz algo semelhante. Oferecendo um aplicativo de finanças pessoais, a startup integra dados bancários dos clientes à plataforma. Porém, para que isso aconteça, o usuário precisa autorizar a ação, colocando sua senha bancária. Com o Open Banking, isso é eliminado.
No Brasil e no mundo
A partir do dia 13 de janeiro de 2018, o Open Banking passou a valer na Europa pela regulamentação PSD2, onde todos os bancos são obrigados a liberar as APIs. Já na Ásia, a regulamentação foi liberada em Singapura, Hong Kong, Malásia e Coréia do Sul. Aos poucos, outros países estão trabalhando para colocar em prática o modelo.
No Brasil, a iniciativa ainda não foi regulamentada. Atualmente, o país precisa superar alguns desafios para receber o Open Banking, como infraestrutura e sistemas complexos das instituições financeiras. Porém, com o avanço das tecnologias, o tema tem sido cada vez mais discutido, inclusive pelo Banco Central. A instituição tem olhado para países que já adotam o modelo para implantá-lo no Brasil ainda em 2019.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários