NYT quer explorar blockchain na área editorial

José Eduardo Costa

Por José Eduardo Costa

14 de março de 2019 às 08:09 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O The New York Times procura um profissional para desenvolver uma “prova de conceito” baseada em blockchain, para os editores de notícias, de acordo com uma vaga postada online pela companhia, que foi removida pouco depois de ser divulgada pelo CoinDesk.

O NYT não deve lançar sua própria blockchain em breve, mas a notícia de que está explorando a tecnologia certamente irá alimentar especulações sobre seus planos para os próximos meses. Um possível benefício do blockchain para o NYT seria contornar a censura em países autoritários, uma vez que as informações publicadas no blockchain não podem ser apagadas.

Leia também: Blockchain: o que é, como funciona e por que ele importa tanto

Desafios do Blockchain no jornalismo

Tais aplicações de blockchain têm visto sucesso limitado na prática, no entanto. Uma startup, a Civil, vem experimentando o jornalismo baseado em blockchain, mas a empresa encontrou dificuldades depois que sua primeira venda de token falhou.