Model Y, SUV elétrico da Tesla, tem data para começar a ser produzido

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

31 de janeiro de 2019 às 11:56 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O Elon Musk já tem planos para o próximo veículo mais procurado da Tesla. Enquanto o Model X começa a estrear em novos mercados, como na Europa e China, o empreendedor traz pistas da produção do Model Y – um SUV.

O carro, do tipo utilitário, está sendo prometido pelo empreendedor desde 2015. No ano passado, a expectativa é que a produção iniciasse em novembro de 2019. No entanto, Musk afirmou em uma carta para investidores que a produção do veículo terá início no fim de 2020.

O Model Y será diferente de qualquer carro já lançado pela montadora. Até então, a Tesla lançou apenas veículos do tipo “sedã”. Mas, ainda com essa diferença, o novo carro possuirá 75% dos componentes do Model X.

A Tesla ainda previu que a fabricação do novo veículo seria mais rápida. A intenção é que ele seja produzido na “gigafactory” – fábrica gigante – da Tesla em Nevada, de acordo com Musk. Também por esse motivo, a expectativa é que o custo de produção seja menor.

“Este ano deverá ser realmente emocionante para a Tesla”, disse a empresa na carta para os acionistas. “O Model 3 se tornará um produto global, a lucratividade de nosso negócio deve se tornar positivo e sustentável, nossa nova Gigafactory em Shangai deve começar a produzir carros e começaremos a trabalhar nas ferramentas para a produção do Model Y”.

Uma picape também está à vista

O SUV não é o único produto já anunciado e aguardado pelo público. No ano passado, Elon Musk expressou seu desejo de criar uma picape elétrica da Tesla. A expectativa é que o protótipo do carro seja lançado ainda neste ano.

Já a expectativa de lançamento ao público é de 18 a 24 meses. Musk afirmou que “o esboço” da picape elétrica da montadora já está em sua cabeça há alguns anos.