Microsoft vai levar internet a 40 milhões de pessoas na América Latina e África

Por João Ortega
8 de outubro de 2019 às 18:25 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Microsoft quer conectar o mundo à internet, e está trabalhando aos poucos para isso. O projeto Airband tem o objetivo de promover acesso à rede para comunidades isoladas. O próximo passo da iniciativa é levar internet a 40 milhões de pessoas na América Latina e na África.
Segundo a Microsoft, o Airband tem duas missões: eliminar o vácuo rural de banda larga nos EUA e acabar com a divisão digital mundial. Na prática, a empresa levou, na primeira fase do projeto, internet para 3 milhões de norte-americanos em zonas rurais (o que se relaciona com a primeira missão). Além disso, ela também promoveu acesso à rede para 3 milhões de colombianos e 800 mil moradores de Gana, sempre em regiões remotas, para adereças a segunda missão.
Agora, o foco é na América Latina e na África Subsaariana, e tem proporções maiores. Para impactar 40 milhões nessas regiões até 2022, a Microsoft criou um plano que integra redes sem fio fixas, satélite e frequências de televisão (tecnologia chamada de super wifi). Este modelo com múltiplas fontes reduz custos de implementação e manutenção da rede em locais com pouca infraestrutura.
O Airband, no entanto, não se restringe a entregar internet a preços baixos. Com parcerias locais, o projeto visa realizar de fato a transformação digital das áreas rurais e impactar a agricultura, a educação, o empreendedorismo e promover a telemedicina. Assim, a iniciativa consegue implementar um desenvolvimento sustentável que traz retorno real às comunidades, bem como às gerações futuras.
A Microsoft não é a única empresa de tecnologia dos EUA com interesse em conectar o resto do mundo. A Amazon pretende fazê-lo lançando milhares de satélites no espaço, assim como a SpaceX, de Elon Musk.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários