Mercedes-Benz e Bosch se unem para testar carros autônomos na Califórnia

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

10 de dezembro de 2019 às 12:31 - Atualizado há 10 meses

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Com o objetivo de levar a tecnologia autônoma para centros urbanos, a Mercedes-Benz e a Bosch anunciaram um novo projeto em parceria. As empresas testarão um serviço de caronas em carros equipados com a tecnologia em San José, no Vale do Silício. Os veículos serão monitorados por um motorista de segurança.

“Para que a direção automatizada se torne realidade todos os dias, a tecnologia precisa funcionar de maneira confiável e segura. Por isso, precisamos de testes como o nosso projeto piloto em San José”, afirmou Michael Fausten, chefe de engenharia para direção urbana automatizada da Bosch, em um comunicado.

A princípio, um grupo de pessoas usará um aplicativo desenvolvido pela Daimler, fabricante da Mercedes-Benz, para reservar viagens em veículos autônomos em duas ruas da cidade. Com os testes, as empresas esperam coletar informações valiosas para o desenvolvimento de um sistema mais completo. 

“Queremos saber mais sobre como os veículos automatizados podem ajudar a melhorar a segurança e reduzir o congestionamento, além de tornar a mobilidade mais disponível, sustentável e inclusiva”, afirmou Dolan Beckel, diretor de inovação cívica de San José.

Esse não é o primeiro projeto anunciado pelas empresas. Em julho deste ano, a Bosch e a Daimler se uniram para desenvolver um serviço de valet autônomo para estacionamentos, no Museu da Mercedes, na Alemanha.