Editora lança primeiro livro escrito por inteligência artificial

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

11 de abril de 2019 às 08:05 - Atualizado há 2 anos

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

A editora inglesa Springer Nature lançou o primeiro livro do mundo escrito por inteligência artificial. Intitulado Lithium-Ion Batteries: um resumo da pesquisa atual, o livro fornece uma visão geral das pesquisas mais recentes sobre baterias de íons de lítio. A iniciativa foi realizada com ajuda de pesquisadores da Universidade de Frankfurt e um algoritmo chamado Beta Writer.

Com base nos artigos e pesquisas já publicadas, o Beta Writer organiza os documentos, cria resumos de cada um deles e conecta todo o conteúdo. O livro, que está disponível digitalmente, possui índice e referências criadas automaticamente pelo Beta. Cada citação é referenciada com um hiperlink para que os leitores explorem o documento original.

“Olhando para uma longa tradição e expertise na publicação de livros acadêmicos, a Springer Nature tem como objetivo moldar o futuro da publicação e leitura de livros. Novas tecnologias em torno de Processamento de Linguagem Natural e Inteligência Artificial oferecem oportunidades promissoras para explorarmos conteúdos científicos”, disse Niels Peter Thomas, diretor executivo da Springer Nature, em um comunicado.

Segundo Henning Schoenenberger, diretor de dados da editora, mais de 53 mil trabalhos de pesquisas sobre as baterias já foram publicados nos últimos três anos. Assim, o livro tem o potencial de iniciar uma nova era na publicação científica. “Esse método permite que os leitores acelerem o processo de digestão da literatura de um determinado campo de pesquisa, em vez de ler centenas de artigos publicados”, escreveu o executivo na introdução do livro.

Com download gratuito, o ebook possui 247 páginas separadas por capítulos. A editora afirma que planeja expandir esse projeto, aprimorando a tecnologia e desenvolvendo livros para outras áreas. Os interessados em ler o ebook podem acessar esse link.