Governo japonês fará testes com 100 carros autônomos em Tóquio

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

5 de setembro de 2019 às 11:24 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Pouco antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, cerca de 100 carros autônomos poderão circular livremente pelos locais da competição e regiões próximas. Os veículos transportarão, durante a segunda semana de julho, mais de 7 mil pessoas. As Olimpíadas começam no dia 24 do mesmo mês. Com a iniciativa, o governo busca promover a tecnologia na cidade.

A iniciativa será realizada em parceria com fabricantes como Toyota e Nissan, além de startups de mobilidade. Até 2022, o objetivo é realizar uma série de testes nas vias públicas de Tóquio envolvendo 28 empresas e instituições. 

Além dos veículos autônomos, outras tecnologias serão usadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em julho deste ano, a Toyota anunciou o Accessible People Mover (APM), veículo elétrico desenvolvido especialmente para o evento. O objetivo é transportar atletas, funcionários, visitantes, idosos, pessoas com deficiências, gestantes e famílias com filhos pequenos.

Pouco tempo depois, a montadora apresentou o projeto “Tokyo 2020 Robot Project”, que está sendo realizado em parceria com o Comitê organizador dos Jogos. Cinco modelos de robôs foram desenvolvidos para diversas atividades durante o evento.