Jack Dorsey, fundador do Twitter e da Square: “Bitcoin será a moeda da Internet”

José Eduardo Costa

Por José Eduardo Costa

4 de fevereiro de 2019 às 08:25 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O Bitcoin teve um começo de ano conturbado, com muitos analistas colocando em dúvida a sua existência no longo prazo. Um dos detratores mais conhecidos da moeda digital é Howard Schultz, fundador do Starbucks. De fato, o preço da moeda digital caiu cerca de 80% nos últimos 12 meses. Entretanto, nem todos estão prevendo o fim para o Bitcoin. Jack Dorsey, co-fundador do Twitter e fundador da Square, empresa de meios de pagamentos, repetiu sua previsão de que o Bitcoin “provavelmente” se tornará a “moeda nativa” da internet.

Dorsey fez seus comentários durante uma entrevista com o comediante americano e apresentador de podcast Joe Rogan, publicada em 2 de fevereiro. O vídeo da entrevista no YouTube teve mais de 720 mil visualizações e aproximadamente 30 mil comentários. Na entrevista, Rogan e Dorsey conversaram sobre uma variedade de temas como Bitcoin, blockchain, liberdade de expressão e a fundação do Twitter e da Square.

Durante a entrevista, Dorsey declarou: “O (Bitcoin) foi algo que nasceu na internet, que foi desenvolvido na internet, que foi testado na internet… É da internet”. O presidente do Twitter fez uma afirmação semelhante antes, observando, em meados de 2018, que ele vê o Bitcoin como uma “moeda nativa da internet”.

Retrocesso

A Square de Dorsey, cuja sede fica em São Francisco, apoiou o Bitcoin desde 2014, quando começou a permitir que os comerciantes aceitassem a moeda digital e depois adicionou o Bitcoin ao seu popular Cash App, no ​​início de 2018, permitindo que os usuários enviassem Bitcoins uns para os outros. “A razão pela qual nós permitimos a compra de Bitcoin no Cash App é que queríamos aprender sobre a tecnologia”, disse Dorsey.

Durante a entrevista, Rogan também perguntou a Dorsey se ele vê algum retrocesso em relação ao Bitcoin, ao que ele respondeu sugerindo “basta olhar para alguns dos principais bancos e suas considerações sobre o Bitcoin”.

“Todos amam a blockchain”

Dorsey observou que “todos amam a blockchain (a tecnologia que tornou possível o mercado de criptomoedas como o Bitcoin), por causa da eficiência que pode criar para seus negócios e potencialmente novas linhas de negócios”, mas depois sugeriu que essa tecnologia está “certamente ameaçando certos serviços por trás de bancos e instituições financeiras, está ameaçando alguns governos também.”

No dia 28 de março a StartSe realiza o Crypto & Blochchain Day, evento que vai discutir a tecnologia que deu origem ao mercado de moedas digitais e e o futuro das cryptomoedas. O objetivo do evento é mostrar as tendências que vão impactar o mercado de criptomoedas, e como a tecnologia de blockchain poderá mudar o jeito de fazer negócios das empresas e como usar a tecnologia para desenvolver produtos.