O que é inteligência artificial? Veja a resposta dessa e outras perguntas no podcast MVP

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

11 de setembro de 2019 às 17:50 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias mais promissoras (e polêmicas) de nosso século. Ela permite que máquinas aprendam tarefas realizadas por humanos — fator que abre a discussão clássica. Será que ela irá roubar o nosso trabalho ou nos permitir trabalhar menos. Independente de qual o seu lado na discussão, uma coisa é certa: não sabemos, ainda, quais mudanças irão resultar das transformações que essa tecnologia está trazendo.

No varejo, ela está ajudando que as marcas conheçam melhor seus clientes e hábitos de consumo. Na saúde, permite o cruzamento de genes do paciente com artigos científicos e estudos do mundo todo, como forma de buscar o melhor tratamento para uma doença. Na acessibilidade, está criando formas de “traduzir” linguagem de sinais para os que não a conhecem – um projeto capitaneado pelo Google.

A tecnologia está sendo pesquisada em nível global, ainda que os destaques continuem nos Estados Unidos e China. Ela tem sido utilizada por empresas para o desenvolvimento de melhores soluções e a recíproca é verdadeira. As companhias também estão ajudando a desenvolvê-la. O Facebook criou uma tecnologia capaz de vencer campeões no Poker, por exemplo.

Elon Musk, o CEO da Tesla e SpaceX, acredita que o futuro com IA é perigoso e até apocalíptico. Já Jack Ma, o fundador do Alibaba, defende que iremos trabalhar apenas três dias por semana no futuro, pois o resto será realizado pela inteligência artificial.

Essas são algumas das questões discutidas no episódio #4 do MVP, o podcast da StartSe. No episódio, eu converso com Alexandre Del Rey, sócio da I2AI, associação internacional de inteligência artificial, e Cristiano Kruel, líder de inovação na StartSe. Nós também falamos sobre machine learning, questões éticas e até filosóficas que giram em torno do assunto.

Ouça o episódio no Spotify, Deezer ou Apple Podcasts e nos siga também nessas plataformas. Um episódio novo é lançado toda quinta-feira. Um spoiler: o episódio de amanhã é sobre a alimentação do futuro.