Idec aciona Hering por uso de reconhecimento facial

Por Tainá Freitas
26 de fevereiro de 2019 às 16:43 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Hering lançou a “Hering Experience”, loja conceito no Morumbi Shopping, em outubro do ano passado. A loja se destaca por sua tecnologia, que utiliza desde reconhecimento facial à detecção de calor para analisar os sentimentos dos clientes. A empresa foi notificada na última sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor para prestar esclarecimentos.
Para o IDEC, a empresa estaria utilizando a tecnologia sem a autorização prévia dos clientes. O órgão afirmou estar em alerta com possíveis violações a direito dos consumidores – um deles seria o direito à liberdade de escolha.
Um dos questionamentos do órgão público é que a obtenção e análise dos dados deveria acontecer com o consentimento dos clientes. O IDEC toma como base a Lei de Proteção de Dados Pessoais que entrará em vigor no ano que vem.
Agora, o IDEC aguarda a resposta da Hering sobre as tecnologias utilizadas na Hering Experience. A marca de roupas possui dez dias para responder.
A tecnologia da loja conceito da Hering
Assim que um cliente entra na loja, a Hering é capaz de identificar o sexo e a faixa etária dos clientes. Com isso, a loja conceito é capaz de mudar as propagandas nas televisões para o público-alvo do momento.
Além disso, a Hering Experience também possui sensores de calor para identificar as zonas de maior preferência para os clientes que frequentam o local. Essa é uma solução semelhante às utilizadas em e-commerces, capazes de analisar os locais mais clicados pelos consumidores.
A loja conceito oferece uma experiência omnichannel ao se integrar com a loja online da marca. Os clientes podem realizar compras online e buscá-las na loja física ou comprar na Hering Experience e receber os produtos em casa.
É possível fazê-lo, inclusive, sem sair do provador. A startup ICX Labs criou o espelho interativo Fitting You, presente na Hering Experience, que permite desde mudar a iluminação e música ambiente a realizar a compra online no provador (interessante principalmente para quando não há peças em estoque).
Outra inovação tecnológica presente na loja conceito são etiquetas com identificação por radiofrequência (RFDI) que facilitam a gestão do estoque das peças.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários