IBM anuncia centro de pesquisa em inteligência artificial no Brasil

João Ortega

Por João Ortega

13 de fevereiro de 2019 às 08:12 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A IBM, empresa de tecnologia norte-americana, anunciou que terá um centro de pesquisa voltado à inteligência artificial no Brasil. O projeto, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), terá duração de 10 anos e investimento total de US$ 20 milhões.

Metade desse valor será dividido igualmente entre IBM e Fapesp em parcelas anuais de US$ 500 mil cada um. A outra parte ficará por conta de universidades parceiras. Também nesta terça-feira, foi aberta uma chamada para instituições interessadas em apoiar e participar do centro de pesquisa.

O centro fará parte da IA Horizons Network, rede de pesquisa da IBM. O projeto tem unidades nos EUA e uma na Índia. O Brasil, portanto, será o segundo país fora da sede que receberá investimentos nesse modelo. O local onde ele será estabelecido, porém, não foi divulgado.

Como a IBM, uma empresa de 107 anos, se tornou (mais) ágil

Segundo apuração do portal Globo.com, as pesquisas serão focadas para aplicação em diversos setores como recursos naturais, agronegócio, meio ambiente, finanças e saúde. Além disso, também serão realizados estudos de base, que geram conhecimento, mas não têm aplicações práticas a curto prazo.

Leia mais sobre inteligência artificial:

Trump anuncia iniciativa para promover inteligência artificial nos EUA

Clínica chinesa de inteligência artificial dá diagnóstico em um minuto

Inteligência Artificial: O que você deve ler para entender