A digitalização do Grupo Martins — e como ele planeja atingir 1 milhão de empresas

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

8 de novembro de 2019 às 14:53 - Atualizado há 7 meses

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Formado em administração de empresas, Flávio Martins começou sua trajetória no varejo há 25 anos no Grupo Martins, atacadista distribuidor criado em 1953 em Uberlândia. O executivo, que apesar do sobrenome não tem parentesco com os fundadores da empresa, passou pelas áreas de tecnologia, trade marketing e vendas, até chegar ao cargo de CEO há dois anos.

Quando assumiu a liderança da empresa, que tem hoje mais de 4 mil funcionários, Flávio tinha um desafio: expandir ainda mais o negócio e digitalizar a companhia. Foi assim que nasceu, em 2018, o marketplace do Grupo Martins. 

“No final do dia, quando olhamos para a empresa, vemos que o Alair Martins [fundador], sem saber, criou um marketplace. Nada mais é do que um lugar que reúne pessoas que querem comprar com aqueles que querem vender. O que fizemos foi digitalizar esse sistema”, conta o CEO, em entrevista à StartSe

A companhia investiu R$ 15 milhões no desenvolvimento da solução, que envolveu um time com mais de 50 especialistas. A implantação do marketplace B2B (Business to business), levou em conta três pilares: tecnologia, pessoas e processos. Como público-alvo, a companhia tem todos os portadores de CNPJs do país — de qualquer segmento.

São mais de 25 mil itens à venda — desde parafusos até televisores. Hoje, o Grupo Martins abastece, principalmente, clientes do varejo alimentar, farmácias e perfumarias, lojas de agro veterinária, material de construção e negócios de eletrônica e informática. Com o marketplace, busca ampliar ainda mais sua atuação e oferta de produtos. 

Foco no cliente

“O varejista pode entrar na plataforma de duas maneiras. A primeira delas é pela maneira tradicional, pesquisando item a item e colocando em seu ‘caminhão’ de compras, que neste caso substitui o carrinho. A segunda, e mais eficiente, é integrando o sistema de sua loja com o nosso sistema”, explica Flávio. 

Assim, os clientes têm acesso a uma ferramenta que fornece insights baseados na região e estoque. “Avisamos quando ele precisa repor um produto, explicamos porque determinado item não está vendendo, sugerimos a troca com base na demanda e alertamos sobre preços da concorrência”, diz Flávio. 

A nova plataforma agora faz parte do Sistema Martins — uma espécie de ecossistema criado pela companhia para o pequeno varejista que reúne um banco próprio (Tribanco), uma empresa de cartões, uma marca de maquininhas, uma corretora de seguros e uma Universidade Martins do Varejo (UMV). “Esse ecossistema que criamos ajuda o cliente a sobreviver e prosperar, porque sozinho ele morre. E se ele morrer, nós morremos junto”, ressalta Flávio. 

Próximos passos

O marketplace do Grupo Martins já soma 350 mil varejistas cadastrados. Desse número, cerca de 98 mil clientes já compraram pela plataforma, que faturou R$1 bilhão em 2018. A companhia, que já distribui produtos de empresas como Alpargatas, Samsung, e Unilever, conquistou 60 novas empresas, que ainda não eram parceiras, exclusivamente para o marketplace.

Pensando em multiplicar esse número, a companhia tem 4,5 mil representantes espalhados pelo Brasil, que visitam os varejistas para ensiná-los a comprar pelo marketplace e usar as ferramentas tecnológicas. O objetivo é conquistar mais de 1 milhão de empresas, oferecendo ao pequeno empresário inteligência por meio da digitalização.

“Quando falamos de varejo brasileiro, temos vários patamares. O desafio é entender as necessidades e o grau de maturidade de cada cliente, ofertando aquilo que será realmente útil para ele. Mas o fato de ir na loja, ver o produto, experimentar, não vai deixar de existir tão cedo. Por isso, acreditamos muito na evolução do pequeno e médio varejo”, ressalta Flávio.

Silicon Valley Conference: Participe do maior evento de tecnologia e inovação para os negócios