Toyota anuncia fundo de US$ 100 mi para startups de tecnologia autônoma e robótica

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

2 de Maio de 2019 às 11:05 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Toyota anunciou, nesta quinta-feira (2), um fundo de US$ 100 milhões dedicado ao desenvolvimento de startups de robótica e tecnologia autônoma. Os investimentos serão realizados pela Toyota AI Ventures, subsidiária do Toyota Research Institute. Criada em 2017 no Vale do Silício, a Toyota AI Ventures já investiu em 19 startups.

“Os fabricantes de automóveis devem participar do ecossistema de startups para se manter à frente da rápida mudança na indústria automobilística”, disse Jim Adler, diretor da Toyota AI Ventures, em um comunicado. “Investir em startups cria relacionamentos de longo prazo que ajudam a Toyota a explorar as mais recentes inovações em mobilidade”.

Entre as empresas que já receberam investimentos da Toyota AI Ventures estão a Sea Machines, que constrói sistemas autônomos de controle e navegação para o setor marítimo e a Joby Aviation, que desenvolve táxis aéreos. Agora, a Toyota AI Ventures se prepara para expandir sua busca por novos empreendedores.

A companhia planeja investir em startups que usem tecnologia para resolver problemas e criar oportunidades de mercado. “O crescente interesse em sistemas automatizados criou grandes oportunidades para melhorar vidas humanas usando tecnologia de inteligência artificial e de próxima geração”, disse o Dr. Gill Pratt, diretor executivo do  Toyota Research Institute.