Ford e Argo AI anunciam testes com veículos autônomos no Texas

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

26 de setembro de 2019 às 13:10 - Atualizado há 12 meses

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Ford anunciou, nesta quarta-feira (25), a expansão de seu programa de veículos autônomos em parceria com a startup Argo AI. Os carros sem motoristas chegarão às vias públicas de Austin, no Texas. 

Nos próximos meses, a montadora planeja mapear estradas e testar o sistema da Argo AI para entender a melhor forma de implantar veículos com a tecnologia. Inicialmente, as frotas autônomas da Ford serão conduzidas na zona leste de Austin e no centro da cidade, expandidos futuramente para outras regiões. 

“Estamos empolgados em trazer mais soluções de transporte para uma cidade em crescimento que é amada por visitantes e membros da comunidade”, escreveu Sherif Marakby, CEO da Ford, em um comunicado. “Acreditamos que agora é o momento perfeito para continuar explorando como essa tecnologia pode se tornar uma parte importante da infraestrutura de transporte de uma cidade – e facilitar a vida das pessoas”. 

Segundo o executivo, Austin possui um ambiente de teste perfeito para a tecnologia. O CEO citou dados do The Capital Area Metropolitan Planning Organization (CAMPO), que prevê que o uso de veículos na região da cidade poderá dobrar em 2040, enquanto a capacidade das rodovias crescerá apenas 15%. “Simplificando, Austin precisa procurar maneiras diversas e inovadoras de movimentar as pessoas”, afirmou.

O relacionamento entre a Ford e a Argo AI começou em 2017, quando a montadora investiu US$ 1 bilhão na startup, se tornando acionista majoritária do negócio. Desde então, as empresas já testaram a tecnologia autônoma em diversos locais. Em janeiro deste ano, a startup obteve uma licença para atuar na Califórnia. A Argo AI também tem veículos circulando em Pittsburgh, onde foi criada, em Miami, Detroit e Washington.