Ford afirma que carros autônomos terão vida útil de apenas quatro anos

Por Tainá Freitas
27 de agosto de 2019 às 19:33 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A discussão no setor de carros autônomos costuma ser sobre custo, segurança e quando eles estarão disponíveis nas ruas. No entanto, John Rich, chefe de operações de veículos autônomos da Ford, respondeu outra questão muito importante: qual será a vida útil deles.
Isso porque eles estão sendo fabricados, em sua maioria, para atender a demanda dos aplicativos de corridas – não é à toa que a Uber e a Lyft possuem os próprios projetos. Na teoria, os veículos rodariam 24 horas por dia e 7 dias da semana. Devido ao uso intenso, a estimativa de Rich é que a vida útil seja de apenas quatro anos.
Quer saber como as novas tecnologias vão afetar outros mercados, como o de logística? Clique aqui
Ao Telegraph, o executivo afirmou que não se preocupa com a diminuição na demanda por carros. Devido a essa “vida curta”, a expectativa é que os veículos sejam sempre substituídos. Já para o TechCrunch, o chefe de operações de veículos autônomos da Ford disse que os principais donos dos carros não serão motoristas comuns, mas empresas.
E, contrariando as expectativas, a ideia é que, inicialmente, os veículos sejam movidos a combustíveis fósseis ou híbridos. Isso acontece porque a maioria dos países do mundo ainda não possuem uma estrutura suficiente de carregamento para carros elétricos.
As apostas da Ford
A Ford possui muitas iniciativas envolvendo carros autônomos – desde patentes a parcerias com outras empresas. No fim do ano passado, a montadora realizou uma parceria com a Baidu para desenvolvimento de carros autônomos na China. Ela começou a atuar também com o Walmart para viabilizar a entrega de compras com os veículos.
No início de 2018, a empresa conseguiu uma patente que tentava obter desde 2016, para desenvolver carros de polícia autônomos. No entanto, ainda não há expectativas que a montadora desenvolva soluções nesse sentido.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários