Foco no cliente: por que isso é tão importante para seu negócio

Por João Ortega
31 de março de 2020 às 12:00 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Colocar o cliente no centro do negócio, na dinâmica atual dos mercados, é uma obrigação de qualquer empresa que vise se manter relevante. O consumidor ou usuário é um dos ativos mais importante de qualquer organização: ele gera receita – e esta pode ser multiplicada se houver recorrência -, ajuda a aprimorar produtos e processos com feedback e, caso sua experiência supere as expectativas iniciais, torna-se um embaixador da marca, trazendo assim novos clientes de forma orgânica.
Este foi o tema da aula desta sexta-feira (27) da trilha de Transformação Empresarial do programa ReStartSe. Para assistir a mais de 100 horas de conteúdo gratuito, ao vivo e online, inscreva-se aqui.
“Aprender com o cliente é a realidade de todo business, e não há outra opção”, afirma Cláudia Backes, sócia da StartSe e responsável por criar e gerenciar a área de Costumer Success da startup. “Satisfação do cliente não é responsabilidade de uma área específica. É parte de todas as equipes, a empresa tem que respirar isto”
Jornada do cliente
Como mostra o mapa acima, a jornada do cliente tem diversos pontos de contato com a empresa. Em todos eles, é dever da organização promover a melhor experiência possível. Além disso, também é necessário coletar feedback e realizar pesquisa de satisfação em todas as etapas, a fim de aprimorar o produto final e a experiência como um todo.
Neste sentido, Cláudia Backes recomenda o Net Promoter Score, métrica de satisfação dos clientes que tem como premissa entender se ele recomendaria o produto ou serviço a um amigo ou colega. Vale ressaltar que é um formato bastante exigente, pois considera apenas os clientes que deram nota 9 ou 10 como promotores.
A dinâmica de construção e reconstrução de um produto ou serviço com auxílio do feedback dos clientes é interessante por dois motivos principais. O primeiro, mais claro, é que, se o propósito é solucionar uma dor do consumidor, ninguém melhor que este para sugerir mudanças na sua jornada. O segundo é que quando o cliente se sente parte da construção do produto, ele fica mais engajado com a empresa que soluciona seu problema.
Neste sentido, o cliente torna-se mais que apenas um promotor, ele vira um verdadeiro embaixador daquela marca. Isto cria confiança por parte da rede dessa pessoa, gera leads orgânicos e impulsiona a recorrência de compra.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários