Conheça o Centoventi: o carro elétrico da Fiat

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

7 de março de 2019 às 15:45 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Há quem diga que a personalização é o futuro do comércio ou até mesmo da educação. Para a Fiat, esse parece ser também o futuro dos veículos. O Centoventi, seu novo carro conceito, será quase completamente personalizável – desde o teto, para-choques e acabamentos.

O modelo foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2019. Segundo a empresa, a carroceria do veículo será produzida em apenas uma cor, mas os compradores poderão montar o carro como desejarem, escolhendo entre quatro tetos, quatro para-choques, quatro calotas e quatro caracterizações externas.

Além disso, o Centoventi conta com 120 acessórios que podem ser adicionados. Uma das alterações possíveis do carro elétrico é, inclusive, adicionar painéis de energia solar. Outra inovação tecnológica que pode ser adicionada ao carro são acessórios impressos em impressora 3D, como porta-copos ou porta-documentos.

O veículo é chamado de “Centoventi” devido aos 120 anos da Fiat e é inspirado no modelo Panda, comum nos anos 80. O carro acomoda até quatro pessoas. Ele contará com um painel que, enquanto em movimento, exibirá o logo da Fiat. Mas, quando o carro estiver parado, é possível enviar mensagens através do próprio painel.

A impressão 3D é utilizada também nos bancos e encostos, que são produzidos de materiais reciclados. Além disso, a customização do veículo permite que até mesmo o banco do passageiro seja substituído – para acomodar uma cadeira de um bebê, por exemplo.

Mais autonomia para os carros elétricos

Mas talvez a mudança mais interessante possível no Centoventi seja a possibilidade de adicionar mais baterias, trazendo mais autonomia para o carro. Segundo a Fiat, é possível aumentar a autonomia de 100 km para 500 km.