FedEx anuncia robô autônomo para entregas rápidas

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

28 de fevereiro de 2019 às 11:40 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A FedEx, empresa americana de entregas, anunciou nesta quarta-feira (27), o FedEx SameDay Bot, seu robô autônomo. O novo ajudante é movido a bateria, alcança uma velocidade máxima de 16km/h e é capaz de realizar entregas sozinho, desviando de pedestres e objetos. A solução usa uma combinação de sensores, câmeras e machine learning para detectar e evitar obstáculos e traçar um caminho seguro de acordo com as regras de segurança e trânsito. O robô é capaz de andar em diversas superfícies, inclusive degraus.

Segundo a FedEx, a solução foi projetada para ajudar varejistas a fazer entregas no mesmo dia. A companhia já está em contato com empresas como Pizza Hut, Target, Walgreens e Walmart para avaliar como o uso do robô seria útil para cada uma. “Estamos entusiasmados por colaborar com a FedEx para explorar como os robôs autônomos poderiam aprimorar os serviços de entrega e muito mais, garantindo que continuemos a exceder as expectativas de facilidade e conveniência dos nossos clientes ”, disse John Mulligan, diretor de operações da Target.

A FedEx planeja testar o robô ainda neste ano na cidade de Memphis, no Tennessee. “Estamos empolgados em trazer essa tecnologia para atender novos mercados e oferecer melhor suporte aos nossos clientes. As empresas que forneceram feedback sobre seu uso potencial foram fundamentais para garantir que estamos olhando para o futuro do comércio eletrônico ”, afirmou Brian Philips, presidente e diretor executivo empresa.

Uma nova tendência?

A FedEx não foi a primeira a lançar a novidade. Recentemente, a Amazon anunciou o Amazon Scout, seu robô autônomo e elétrico para entregas de encomendas para clientes da Amazon Prime. Já a Stop & Shop criou um supermercado autônomo que passou a circular em Boston no ano passado.