Facebook vai reconhecer marcas em fotos de usuários para melhorar anúncios

Por João Ortega
11 de abril de 2019 às 11:53 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Como se todos os dados coletados dos usuários não fossem suficientes, o Facebook criou uma nova ferramenta para tornar seus anúncios ainda mais assertivos. Uma patente publicada nesta terça-feira (9) apresentou uma tecnologia de reconhecimento de imagem que identifica marcas em fotos dos usuários.
Assim como a tecnologia de reconhecimento facial compreende quais pessoas estão em uma foto ou um vídeo, o novo algoritmo do Facebook consegue perceber o que é um logo de uma empresa dentro de um objeto de mídia. Caso a marca seja anunciante na rede social, é provável que ela seja apresentada em conteúdos patrocinados aos usuários que aparecem na mesma imagem. Afinal, os usuários já são clientes da empresa.
Mais adiante, reconhecer produtos e marcas em imagens permite cruzar com outras informações para criar perfis de consumo detalhados para os anunciantes. Por exemplo: uma análise de milhares de fotos de usuários entre 25 e 30 anos que moram em São Paulo e frequentam corridas de rua consegue afirmar se este público específico prefere o vestuário esportivo da Nike ou da Adidas.
Por enquanto, o projeto é apenas uma patente – e nem sempre as empresas de tecnologia usam tudo o que registram. Entretanto, pelo potencial desta ferramenta, é possível imaginar que Mark Zuckerberg possa implementar no Facebook (e, claro, no Instagram também) um sistema do tipo num futuro breve.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários