Facebook vai remover deepfakes e outros conteúdos manipulados da rede social

Por João Ortega
7 de janeiro de 2020 às 14:07 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Nesta segunda-feira (6), o Facebook anunciou uma política rigorosa contra conteúdos manipulados com o propósito de enganar usuários. Monika Bickert, vice-presidente global de gestão de políticas internas da empresa, afirmou que serão removidos conteúdos editados “de forma não aparente a uma pessoa comum” e que “enganam usuários a acharem que alguém disse algo que, na verdade, não foi dito”.
A nova política refere-se principalmente aos deepfakes: vídeos que, com auxílio de algoritmos de inteligência artificial, criam a fisionomia de pessoais reais falando ou agindo de formas que não ocorreram na realidade. Com o desenvolvimento da tecnologia, torna-se cada vez mais difícil distinguir um vídeo real de um deepfake.
Neste sentido, o Facebook deseja combater tecnologia com tecnologia. A empresa vai usar algoritmos que identificam quais vídeos foram editados para removê-los da plataforma. Em 2019, o grupo liderado por Mark Zuckerberg lançou um desafio, em parceria com a Microsoft, para que desenvolvedores criem soluções para detectar deepfakes.
No entanto, o Facebook também vai contar com “checadores de fatos” humanos para identificar vídeos falsos ou parcialmente falsos. Nestes casos, o conteúdo não será necessariamente removido, mas sofrerá corte significativo em seu alcance na rede. Além disso, quem assistir ao conteúdo ou compartilhá-lo receberá um aviso alertando para a possível não veracidade das informações contidas nele.
Bickert ressalta, porém, que vídeos e imagens editados de forma clara ou que não tenham objetivo de enganar o usuário não serão removidas do Facebook. Paródias e materiais humorísticos serão liberados. De acordo com o Techcrunch, a nova política interna vai delimitar os detalhes de edição que tornam um conteúdo passível de remoção.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários