Facebook inaugura aba exclusiva de notícias para combater fake news

Iniciativa começa a ser testada hoje nos EUA e tem o objetivo de levar notícias de qualidade para os usuários, de forma a reduzir clickbait e fake news – algumas das maiores críticas ao Facebook

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

25 de outubro de 2019 às 12:34 - Atualizado há 4 meses

O Facebook lançou, nesta sexta-feira (25), a coluna “News”, em que os usuários encontrarão notícias diariamente, atualizadas com frequência. A iniciativa está sendo testada em algumas cidades dos Estados Unidos e é realizada em parceria com alguns veículos locais, como Washington Post, The Wall Street Journal, BuzzFeed News, Business Insider, entre outros. Um dos objetivos é combater as fake news.

Os veículos parceiros serão pagos pelas notícias produzidas e veiculadas para o Facebook News. Essa é uma mudança substancial no posicionamento da empresa, que há alguns anos mudou seu algoritmo para privilegiar publicações comuns de pessoas físicas no Feed em detrimento das notícias.

A nova coluna irá destacar as manchetes mais importantes do dia. Além disso, elas serão divididas em categorias – como negócios, entretenimento, esportes, ciência e tecnologia e saúde. Os usuários poderão personalizar suas experiências, seguindo os veículos de notícia de preferência ou sinalizando os que não desejam ver em seu Feed.

“O Facebook News foi criado para aproximar as pessoas de notícias que impactam em suas vidas. Continuaremos a aprender, ouvir e melhorar o News enquanto expandimos a novidade. Esperamos que este trabalho ajude em nosso esforço para sustentar o bom jornalismo e fortalecer a democracia”, escreveram Campbell Brown, vice-presidente de parcerias globais do News e Mona Sarantakos, gerente de produto do News, no anúncio.

Conheça as duas próximas conferências da StartSe para quem quer redefinir o futuro:
Inteligência Aritificial Conference
Silicon Valley Conference