Facebook anuncia medidas contra fake news nas eleições da Austrália

Por João Ortega
5 de abril de 2019 às 17:14 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Facebook anunciou na última sexta-feira (30) uma série de medidas para evitar a propagação de notícias falsas na Austrália. O país terá eleições federais em breve e a rede social quer se distanciar de acusações de influenciar a escolha da população.
Segundo a Reuters, serão realizadas quatro ações no Facebook da Austrália. A primeira delas é a proibição temporária de compras de anúncios políticos por empresas estrangeiras. A ideia é que outros países não influenciem diretamente nas eleições australianas.
A segunda é a colaboração com a agência francesa de notícias France-Presse (AFP) para lançar um serviço de checagem de informações. Uma força-tarefa das duas empresas irá ler as notícias mais compartilhadas e excluir aquelas que tiverem conteúdo falso.
A terceira medida se dará pelo uso do algoritmo do feed de notícias do Facebook: notícias com chamadas sensacionalistas terão menor alcance em usuários. Por último, a rede social irá verificar contas para remover perfis falsos.
Na mesma semana, o WhatsApp, que pertence ao Facebook, também divulgou uma ação contra as fake news. No caso, o serviço de mensagens criou um canal para verificação de conteúdo na Índia. O país asiático também está em processo eleitoral.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários