Facebook expõe fotos de mais de 6 milhões de usuários — saiba se você é um

Por Isabella Carvalho
17 de dezembro de 2018 às 16:55 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Facebook anunciou que expôs as fotos de 6,8 milhões de usuários por uma falha de segurança.
Entre os dias 13 e 25 de setembro, cerca de 1,5 mil aplicativos tiveram acesso às fotos que as pessoas fizeram o upload, mas não postaram na rede social, ou enviaram para o Stories.
Segundo a empresa, quando um usuário permite que suas fotos sejam acessadas por outros aplicativos, o Facebook concede o compartilhamento daquilo que foi postado na linha do tempo. Porém, no período de setembro, ocorreu um erro relacionado à forma como esses apps usam a API do Facebook para ter o acesso.
“Se alguém envia uma foto para o Facebook, mas não termina de postar, talvez porque perdeu a conexão ou entrou em uma reunião, nós armazenamos uma cópia dessa foto por três dias para que a pessoa a tenha quando voltar ao aplicativo e completar seu post”, explicou Tomer Bar, diretor de engenharia da empresa.
O Facebook se desculpou, dizendo que está trabalhando com os desenvolvedores dos aplicativos para excluir as fotos dos usuários afetados.
De acordo com uma matéria publicada pela CNN, a companhia, que tem sua sede europeia em Dublin, está sendo investigado pelo Data Protection Commission.
As empresas que entram em conflito com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, aplicado a todos os cidadãos europeus, podem pagar uma multa de até US$ 23 milhões, ou 4% de sua receita global, o que for maior. Com uma receita de US$ 40 bilhões no ano passado, o Facebook pode pagar uma multa de até até US $ 1,6 bilhão.
Ferramenta
Hoje (17), a empresa criou hoje uma ferramenta para ajudar os usuários a identificar se foram ou não expostos.
Para isso, é preciso acessar uma página de suporte da empresa com a conta conectada e ler uma mensagem em uma caixa de texto na publicação, que indica se a conta foi prejudicada.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários