Facebook anuncia que descontinuará três aplicativos nas próximas semanas

Avatar

Por Isabella Câmara

3 de julho de 2018 às 15:24 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

O Facebook revelou na última segunda-feira (2) que vai descontinuar três aplicativos desenvolvidos pela rede social – o Hello, Moves e Tbh. A rede social informou, em um comunicado, que vai apagar de seus servidores todos os dados dos três aplicativos dentro de 90 dias. A decisão da empresa se baseia, principalmente, na falta de interesse e no baixo número de usuários cadastrados nos aplicativos.

Além disso, de acordo com o próprio Facebook, esses serviços descontinuados darão a oportunidade de a empresa priorizar recursos que são mais usados pelo grande público – quatro dos cinco aplicativos mais usados no mundo são feitos pela empresa, com mais de um bilhão de usuários cada um. É natural que eles vejam aplicativos com 200 milhões de downloads como um fracasso e perda de tempo.

“Analisamos regularmente nossos aplicativos para avaliar quais as pessoas que mais valorizam e, às vezes, isso significa fechar um aplicativo e suas APIs associadas. Sabemos que algumas pessoas ainda estão usando esses aplicativos e ficarão desapontados – mas gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer seu apoio. Precisamos priorizar nosso trabalho para não nos dividirmos demais, e é apenas por tentativa e erro que criaremos grandes experiências sociais para as pessoas”, disse o Facebook em nota.

O mais conhecido no Brasil é o Hello, um aplicativo lançado em 2015 para pessoas que possuíssem celulares Android nos Estados Unidos, na Nigéria e no Brasil. O Hello permitia que pessoas integrassem os contatos da agenda do celular com os seus perfis no Facebook, porém, após o escândalo envolvendo o uso de dados da rede social pela Cambridge Analytca, muitos usuários resolveram deixar a plataforma.

Outro aplicativo que será descontinuado pelo Facebook é o Moves, um aplicativo fitness que registrava a atividade diária dos usuários, incluindo caminhada, ciclismo e corrida. Por mais que a ideia agrasse muita gente, o número de usuários cadastrados no aplicativo ficou abaixo quando comparado a outros aplicativos similares, como o Google Fit ou o Samsung Health. O terceiro e último aplicativo que será suspenso é o Tbh – adquirido em 2017 pelo Facebook, o aplicativo é uma rede social anônima focado em estudantes do ensino médio nos Estados Unidos.

Baixe já o aplicativo da StartSe
App StorePlay Store