Saiba tudo sobre o processo de seleção da escola de programação 42

José Eduardo Costa

Por José Eduardo Costa

2 de julho de 2019 às 11:32 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A unidade paulista da escola de programação francesa École 42 abriu, no final da tarde de segunda-feira (1), o seu processo seletivo que vai admitir até 180 alunos, com idade acima de 18 anos, para participar de seu primeiro curso de programação, cuja duração é de até três anos. Os candidatos aprovados no processo seletivo começam juntos sua jornada na 42 em janeiro de 2020.

Leia também: École 42, escola francesa que ensina programação de graça, abre unidade em SP

As inscrições podem ser feitas no site do processo seletivo da 42 São Paulo. A orientação da equipe da 42, no entanto, é que os candidatos leiam atentamente o site da escola, para entender como o programa é realizado. Um ponto importante: ao acessar o link de inscrição, o candidato deve preencher o formulário do início ao fim. O processo todo leva cerca de duas horas.

Para entrar na 42, não é necessária nenhuma formação prévia ou experiência anterior em programação. As únicas exigências são ter mais de 18 anos, possuir uma atitude questionadora, com uma enorme vontade de aprender, e muita disposição para pôr a mão na massa. Os candidatos aprovados têm bolsa integral, 100% paga por fundações, empresas e pessoas físicas. Ou seja, os alunos não pagam nada para ter acesso ao material de primeira linha da escola, ambiente de ensino moderno e contato com mentores e profissionais altamente qualificados.

A 42 é uma escola de programação privada, que oferece ensino gratuito, cujo sistema de aprendizagem se baseia em “peer-to-peer learning”, ou aprendizado entre pares. Em 2016, foi aberta uma filial no Vale do Silício, dando início a um processo de expansão por franquias. Hoje, a escola está presente na Romênia, Moldávia, Ucrânia, Rússia, Bélgica, em Lyon (França), no Marrocos, na África do Sul e Holanda. Em 2019, serão abertas escolas na Indonésia, Colômbia, Finlândia e Espanha. Em São Paulo, o projeto é liderado por Guilherme Decourt, Mari Marcilio, Karen Kanaan e Guiga Caixeta.

Veja, à seguir, as dúvidas mais frequentes sobre a escola 42. As respostas foram elaboradas pelo tima da unidade de São Paulo da 42.

A 42 é totalmente gratuita?

Sim, você não paga nada. Não vamos cobrar de você nem antes, durante ou depois de sua jornada conosco. Além disso, todo e qualquer propriedade intelectual que você produza aqui pertence exclusivamente a você. É claro que não existe almoço grátis, e cada campus 42 tem sua estratégia para se manter financeiramente. No caso da 42 São Paulo, somos financiados por parceiros como a Fundação Telefonica, FS, e algumas pessoas físicas. Nossa missão é que todos tenham acesso a educação em tecnologia, independentemente de conhecimento prévio, condição financeira ou social.

Qual o plano de sustentabilidade já que a 42 é financiada?

Estamos desenvolvendo alguns modelos combinados que vão desde software house, hackathons e pequenas unidades dentro de empresas/instituições de ensino como programa de give back.

É possível fazer parte da 42 à distância?

É possível trabalhar nos seus projetos remotamente, mas é somente no campus que você tem acesso aos servidores da 42. Uma parte
essencial da jornada 42 é trilhada por meio da interação humana, com presença física. Essa interdependência que você e seus pares compartilham naturalmente, vai te arrastar pro campus.

Eu posso conseguir um visto de estudante pela 42?

Para estudar na 42 você precisa ser cidadão brasileiro ou ter um visto que te permita permanecer legalmente no Brasil pelo tempo que estiver frequentando a 42. Por não ser uma instituição acadêmica, a 42 não pode emitir vistos de estudante. No entanto, ninguém sabe o que o dia de amanhã trará, e isso pode mudar, então fique ligado.

Por que o campus é aberto 24h?

Na 42, você entra e sai a hora que quiser. Reconhecemos que cada um tem uma vida diferente, e que se sente mais produtivo em horários
diferentes. Já que o programa é fortemente baseado em trabalho em grupo, os membros aprendem a se auto-organizar.

Posso estudar meio-período? Posso trabalhar enquanto estudo?

Pode sim. Isso não é impossível. A experiência que temos das escolas irmãs é de que não é fácil. Para ser bem sucedido na 42 você precisará investir uma grande quantidade de tempo em suas atividades no campus (durante a piscina são mais de 60 horas semanais, na média, e durante a jornada normal são em média 40 horas). Por conta disso, trabalhar e frequentar a 42 ao mesmo tempo pode ser desgastante, de maneira que não é algo que recomendamos.

Posso estudar em outra instituição quanto estou na 42?

Pode sim. O mesmo para o caso acima. Dividir o tempo da 42 com trabalho ou estudo em outra instituição é possível, vale entender alongo da rotina se está confortável para seguir.

Posso parar meus estudos no meio do caminho? Posso voltar depois?

Apesar de não recomendarmos, você pode parar a qualquer momento. A jornada na 42 requer tempo e dedicação, mas, às vezes,
simplesmente não dá. Ao invés de simplesmente parar de vir ao campus, recomendamos que venha falar com o staff pedagógico para procurarmos uma solução. Se pausar a 42 for a melhor saída, isso é possível. Você será bem-vindo para continuar seu progresso de onde parou, e tem até 1 ano para voltar.

Posso receber ajuda financeira da 42?

Sim. Estamos no momento estudando possibilidades e critérios para o programa de auxílio financeiro. Estimamos que esteja pronto até o final de 2019.

Requisitos

Como eu me candidato á 42? Como os membros são selecionados?

O processo seletivo está sempre aberto no site. Clicando em “Junte-se á 42”, no menu principal, você poderá criar uma conta no nosso site de candidatos. Depois do cadastro, você precisa passar dois jogos online, totalizando um pouco mais do que duas horas. Importante lembrar que esse teste não deve ser feito pelo celular, e sim em um computador. Não só porque leva tempo, mas se cair não existe como voltar e pode desperdiçar a chance. Se passar, você será convidado para um check-in físico para conhecer o staff e aprender mais sobre a 42. Finalmente, você vai cruzar a fronteira final, a famosa Piscina – um treinamento imersivo que dura 28 dias, super intensivo de
programação que define que passa a ser membro vitalício da comunidade 42. A 42 apenas requer que os candidatos passem os testes online e venham a uma reunião de check-in antes de se inscreverem para uma piscina. Durante a piscina, o candidato será avaliado principalmente segundo seu progresso e trabalho em equipe.

Quais são os requisitos para me candidatar?

Ao invés de ter qualquer diploma ou conhecimento prévio, esperamos apenas que os candidatos sejam visionários, motivados e comprometidos com os três anos de trabalho duro que a 42 apresenta. Dito isso, exigimos que candidatos tenha pelo menos 18 anos na data de início de sua piscina, e tragam muita vontade de aprender.

Tenho que ir para São Paulo para o processo de seleção?

Os testes onlines podem ser feitos de qualquer lugar do mundo. Durante a fase de check-in, sim é necessário que venha presencialmente ao campus. A sua presença é requisitada umas duas semanas antes da piscina começar, para confirmar que você vai estar lá.

Quantas posições vocês têm disponíveis por ano?

A meta é ter cerca de 180 membros admitidos em 2019, e mais 170 a cada ano. No entanto, esse número pode variar dependendo de quão bem os candidatos se saírem nas piscinas.

Que tipo de habilidades eu preciso para ser bem sucedido?]

Você precisa de raciocínio lógico e uma atitude de solucionar problemas. Vai precisar ser capaz de se adaptar, superar dificuldades, ser proativo, curioso, criativo, minucioso e colaborativo.

Preciso saber o básico de programação antes de me candidatar?

De maneira nenhuma! Nas escolas parceiras, em geral 50% dos membros não tinham nenhuma experiência prévia com programação. E não existe evidência de que aqueles que já sabiam programar se saiam melhor do que os que não sabiam.

Já sou um programador. Eu deveria me candidatar?

A 42 oferece um currículo de classe mundial que desafia estudantes com projetos de complexidade exponencialmente crescente. Cada
problema é único e requer que você pense fora da caixa junto com seus pares.

Todo mundo, programador ou não, pode encontrar um caminho muito significativo e recompensador dentro da 42.

Preciso ser bom em matemática?

Não! É claro que ser bom em matemática é muito útil, mas a habilidade mais importante nesse caso é a lógica.

Preciso do meu próprio laptop para a piscina? E durante a jornada 42?

Você não vai precisar de um laptop durante a piscina e nem durante a jornada. Nosso campus conta com quase 180 iMacs, o que é o
suficiente para servir a todos os candidatos. Durante a o resto de sua jornada na 42, tudo bem usar seu próprio laptop se você quiser, mas não é obrigatório, e de qualquer jeito você terá que validar seus projetos por meio dos iMacs do campus.

Quando o período de seleções termina?

Ele está sempre aberto. A pontuação dos seus testes online é guardada por até 3 anos, e você pode escolher de qual check-in e piscina você
vai querer participar nesse meio tempo (desde que haja vagas disponíveis).

A Piscina

Por que o mês de seleção se chama “Piscina”?

Porque é um mês de imersão. Um período em que todos mergulham fundo nos desafios novos, muitos ficam “boiando”, e, se não quiser se afogar, você vai ter que aprender a nadar junto.

O que é a Piscina?

A piscina de seleção, ou só piscina, é um período de testes que dura 28 (vinte e oito) dias. Durante a piscina, você vai descobrir os conceitos básicos de programação, do zero. Não há nenhum pré-requisito, de nenhum tipo: não precisa de experiência prévia, não precisa de nenhum diploma, desde que você seja maior de 18 anos de idade. A piscina é extremamente estressante, desafiadora, frustrante, divertida, e muito, muito intensa. Não espere folga nos fins de semanas. Não há uma quantidade fixa de candidatos a serem selecionados. Isso significa que não há competição entre os candidatos, e qualquer um pode ser selecionado – desde que aprenda a nadar.

A que horas é a piscina? Tem horário de entrada e saída?

O Campus é 24h então pode chegar e sair a hora que preferir. O fato de ser 24h não significa que podem dormir na sede:) mas sim que existe mais flexibilidade no horário de entrada e saída.

O que acontece se eu falhar na piscina? Posso tentar de novo?

Tecnicamente, sim. Você tem somente uma chance na piscina do local que aplicou. Precisa esperar 1 ano para tentar novamente. No entanto, a piscina é projetada de tal maneira que tanto você, quanto a 42, possam validar se esse modelo de aprendizado é bom para você. Se você não for aceito na 42 após a piscina, pode ser que esse formato não seja para você – e tudo bem! Há muitas maneiras diferentes de se aprender programação, e nós recomendamos que você tente outros estilos também. Além disso, você pode estar tomando o
lugar de alguém que nunca tentou.

E se eu quiser sair da Piscina no meio?

Não tem problema. Candidatos são livres para deixar o processo a qualquer momento. O staff pedagógico apenas agradeceria muito se você compartilhasse seus motivos. Quem sabe? Às vezes conversar direito com alguém a respeito pode fazer você mudar de ideia.

Se eu passar na Piscina, preciso entrar oficialmente no mesmo ano?

Nós recomendamos fortemente que sim, mas não impedimos que você entre depois. Como o início da sua jornada é uma continuação da piscina, é muito melhor para você se você não interromper seu processo de aprendizado. Além disso, se você sabe que talvez não possa iniciar sua jornada logo após a piscina, talvez fosse mais justo deixar o lugar aberto para alguém que já esteja pronto para começar

Curiosidade

De onde vem o nome 42?

É alusivo à série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams. Na obra, o autor aborda uma civilização que busca a resposta para tudo e, para isso, constrói um robô superinteligente capaz de responder qualquer dúvida. Ao questionarem o robô sobre qual o sentido da vida, o universo e tudo mais, ele deu um prazo de milhares de anos para realizar os cálculos e descobrir a resposta. Essa resposta foi apenas esse número. A 42 é a nossa resposta de como a educação do futuro pode ser.