Empresa de Bezos está construindo um módulo lunar para colonizar o espaço
Por Isabella Câmara
4 de outubro de 2018 às 17:04 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Na última quarta-feira, a empresa de foguetes de Jeff Bezos, a Blue Origin, disse que está pronta para lançar uma espaçonave na Lua e colonizar o espaço. Com o projeto, um grande módulo lunar seria produzido para fornecer acesso reutilizável à superfície da Lua.
De acordo com a companhia, o objetivo é pousar na Lua em cerca de cinco anos. Apesar dos planos preliminares da Blue Origin terem surgido em 2017, a empresa ainda não forneceu nenhum cronograma específico para a sua primeira missão, nem explicou detalhes sobre como faria a transição do projeto conceitual para as missões lunares.
O módulo faz parte da missão da Blue Origin de viabilizar um futuro no qual milhões de pessoas “viverão e trabalharão no espaço”, disse a companhia. De modo concreto, a empresa do fundador da Amazon declarou que o próximo passo lógico seria retornar à Lua – objetivo que só poderá ser cumprido quando a empresa atingir o tão esperado acesso reutilizável. Além disso, o objetivo da missão, chamada Blue Moon, é pousar na superfície lunar e buscar recursos, que podem ser extraídos e convertidos em combustível para os foguetes.
Com a missão, a Blue Origin pretende estimular a criação de uma economia lunar – e continuar de onde parou o Google Lunar XPRIZE. “O futuro será melhor para nossos filhos – e para os filhos de nossos filhos – se usarmos o espaço para beneficiar a vida na Terra e permitir que milhões de pessoas vivam e trabalhem no espaço”, escreveu a empresa sobre o futuro que imagina para a missão.
Para estimular ainda mais o desenvolvimento dessa nova economia, a Blue Origin pretende oferecer prêmios em dinheiro para equipes que desenvolverem formas de produzir energia, cultivar alimentos e construir infraestrutura na Lua.
Os novos foguetes da empresa
Além da projeção de um grande módulo lunar, a iniciativa da Blue Origin inclui a construção de um foguete de turismo chamado New Shepard, bem como um sistema de foguete reutilizável, o New Glenn. Segundo a companhia, ambos os foguetes deverão estrear em 2020.
Embora os detalhes ainda não sejam públicos, a empresa de Jeff Bezos também está construindo um sistema de foguete reutilizável focado no transporte de cargas pesadas, o New Armstrong.
Jeff Bezos está acreditando tanto nas iniciativas da empresa que, todos os anos, vende cerca de US$ 1 bilhão em suas ações da Amazon para financiar a pesquisa e o desenvolvimento da Blue Origin. Além do dinheiro de Bezos, a companhia ganhou recentemente concessões da NASA para desenvolver suas tecnologias, bem como um contrato para construir novos motores para o mais novo sistema de foguetes da United Launch Alliance, o Vulcan.
Blue Origin, SpaceX e vida lunar
A busca da Blue Origin para construir e lançar um módulo lunar acontece no mesmo período em que Elon Musk e sua empresa, SpaceX, estão desenvolvendo o sistema reutilizável do foguete Big Falcon. Porém, ao contrário da empresa do fundador da Tesla, que busca colonizar Marte, a Blue Origin foca em mover a indústria pesada para o espaço.
Bezos compartilhou seus planos com a Blue Origin durante uma entrevista com Mathias Döpfner, CEO da Axel Springer, em abril. “Acredito com cada vez mais convicção de que a Blue Origin é o trabalho mais importante que estou fazendo”, disse Bezos. “Vamos mover toda a indústria pesada para fora da Terra, e a Terra será zoneada para a indústria residencial e de luz. Será basicamente um planeta muito bonito”.
“O sistema solar pode facilmente suportar um trilhão de humanos. E se tivéssemos um trilhão de humanos, teríamos mil ‘Einsteins’ e mil ‘Mozarts’. Esse é a mundo que eu quero que meus bisnetos vivam”, revela o CEO e fundador da Amazon.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários