Edição genética com CRISPR em bebês é proibida na China

Por Tainá Freitas
21 de janeiro de 2019 às 12:43 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Um experimento recente chocou o mundo inteiro: a edição genética em bebês. O cientista He Jiankui liderou o processo e foi repreendido pela comunidade médica. Agora, o governo chinês decretou que o experimento é proibido no país.
Quando Jiankui iniciou o processo, em março de 2017, poucas pessoas sabiam de suas verdadeiras intenções. Oito casais foram recrutados para o que pensavam que seria um teste de vacina contra AIDS, usando CRISPR. A iniciativa rendeu duas gestações com bebês geneticamente modificados contra a AIDS. Ainda não se sabe se a iniciativa trouxe resultados.
Uma investigação foi iniciada assim que Jiankui divulgou seus resultados, em novembro do ano passado. A conclusão que levou o governo chinês a proibir a edição genética com o propósito de reprodução é que o cientista usou tecnologias não-seguras e forjou documentos éticos.
A Xinhua, agência oficial de notícias do governo chinês, informou que, com a proibição, o cientista, sua equipe e pessoas relacionadas serão punidas de acordo com a lei.
Das duas gestações originadas pelo experimento, um casal de gêmeas nasceu em dezembro. Chamadas de “Lulu” e “Nana”, agora elas passarão a ser monitoradas para identificar as consequências da edição genética realizada. O bebê da segunda gestação ainda não nasceu.
O que é a CRISPR?
A tecnologia CRISPR permite que os cientistas editem partes do genoma dos indivíduos. Na época, o criador da tecnologia pediu que encerrassem os testes com bebês. “Dado o atual estado da tecnologia, eu sou a favor da implantação de uma moratória para embriões editados”, afirmou Zhang em um comunicado ao MIT Technology Review.
Onde está o cientista?
Após divulgar sua pesquisa, He Jiankui foi declarado desaparecido. Segundo o South China Morning Post, existem boatos de que o cientista pode estar sendo mantido sob prisão domiciliar ou detido pela polícia. As especulações foram desmentidas por um dos membros de sua equipe na Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul de Shenzen.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários