Disrupção digital: 7 Segmentos do mercado que estão em plena transformação digital

João Gobira

Por João Gobira

1 de abril de 2020 às 10:46 - Atualizado há 6 meses

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A maneira de consumir conteúdo hoje em dia é bem diferente de décadas passadas e tal afirmação é praticamente unânime entre estudiosos e pesquisadores das tendências do mercado. Isso se dá em razão de que o acesso à informação, da forma que estamos obtendo, é de fato transformadora. 

Para se ter uma ideia, o comportamento do cliente, diante de uma situação de compra, infere uma novo postura com relação ao produto em questão, em que esse consumidor vai preferir fazer uma busca no Google, por exemplo, antes de tomar alguma decisão.

Significa que a era da digitalização se caracteriza como uma série de mudanças no hábito desse cliente que tem em suas mãos o poder de efetuar uma compra com alguns toques no smartphone. 

Quer aprender as melhores estratégias para vender mais pela internet? Então confira a imersão do curso APRENDA A VENDER PELA INTERNET E EXPANDA SEU POTENCIAL!

Aprenda a vender pela internet

Tudo isso tem a ver com as disrupções tecnológicas que, pouco a pouco, foram meio que “moldando” uma transformação digital com uma quantidade enorme de opções, o que para as empresas torna-se um desafio, uma vez que elas precisam saber como atrair cada vez mais a atenção de uma audiência, conquistar a confiança e, principalmente, saber como fazer com que o cliente continue comprando. 

A Disrupção Digital

Disrupção digital: 7 Segmentos do mercado que estão em plena transformação digital.

A disrupção digital se caracteriza como o processo de otimização de algumas funções e recursos, através de tecnologias, as quais se mostram mais acessíveis a um público em geral.

Trata-se de uma alternativa necessária que, em um primeiro momento, se apresenta com uma qualidade menor, mas com o tempo vai se aperfeiçoando até passar a ser uma ameaça real a outras ferramentas mais tradicionais que, até então, compunham certa liderança em seus setores.

Um exemplo clássico dessa disrupção é a plataforma do Youtube que, na ocasião de seu surgimento, foi ironizada por muitos estúdios, os quais diziam que o internauta não iria se interessar em ver vídeos de baixa qualidade.

Enfim, o resultado todo mundo já sabe: a plataforma se tornou um exemplo popular de disrupção digital, com canais de sucesso em todo o mundo.

A disrupção tecnológica e o futuro dos segmentos

Liderança e gestão (1954)

Quando se fala no futuro do mercado em relação à transformação digital, logo vem à mente questões ligadas às disrupções tecnológicas que podem suceder em cada setor. 

Todavia, é interessante enfatizar que tudo depende de líderes inovadores e da capacidade de uma ampla adaptação por parte das organizações mais tradicionais, frente aos negócios, bem como a assimilação de recursos digitais.

Fazendo um panorama acerca do futuro dos segmentos, é possível supor que devido à mobilidade e flexibilidade no setor de seguradoras, por exemplo, a digitalização é um recurso que vem prevalecendo muito.

Já no setor financeiro, a adesão aos bancos digitais em detrimento das tradicionais agências bancárias é, sem dúvida, uma realidade incontestável.

Em geral, nota-se uma espécie de desmaterialização de processos que, cada vez mais, vem trazendo ótimos benefícios, como a redução no valor de serviços para o consumidor e de despesas para as empresas.

Principais tecnologias presentes no mercado

Tecnologia de desempenho (1978)

As disrupções digitais proporcionam novas tendências no mercado. No entanto, é importante destacar que novas tecnologias estão a surgir incessantemente, influenciando o mercado de consumo e fazendo com que os hábitos das pessoas sejam alterados. 

As empresas, então, precisam estar atentas a essas mudanças para se posicionarem de forma mais competitiva. Confira, abaixo, algumas tecnologias que podem influenciar esse mercado de consumo:

  • Internet das Coisas;
  • Machine Learning;
  • Realidade Virtual;
  • Economias Compartilhadas;
  • Impressão 3D;
  • Veículos Autônomos;
  • Blockchain;
  • Inteligência Artificial.

Obviamente que nessa lista há outras tecnologias que ainda estão em fase de desenvolvimento, mas que, teoricamente, podem oferecer impacto e grande potencial de mudança. 

Segmentos do mercado que estão em plena transformação digital

Gestão Flywheel

O uso da tecnologia disruptiva é essencial, pois será por meio dela que uma empresa será capaz de conquistar o consumidor e se destacar no mercado. 

Isso comprova que as organizações que se destacam não são líderes apenas do nicho de negócios em que estão inseridas, elas se tornam referências em razão desse uso de ferramentas disruptivas, sendo que algumas marcas famosas (Netflix, Amazon, Google) já estão no topo da lista de exemplo de sucesso.

Tendo em vista o efeito das disrupções tecnológicas no mercado, selecionamos 7 segmentos que estão em plena transformação digital. Confira!

Quer aprender as melhores estratégias para vender mais pela internet? Então confira a imersão do curso APRENDA A VENDER PELA INTERNET E EXPANDA SEU POTENCIAL!

Aprenda a vender pela internet

Transformação Digital no Setor de Energia

O Setor de Energia é conhecido como Utilities e ele engloba tudo que tem relação à produção, transporte, distribuição e comercialização de eletricidade, gás e agua. 

Trata-se de um segmento que está em plena evolução de automação do canais de interação, bem como a estruturação de informações acerca dos sistemas de consumo e necessidades.

Como é preciso garantir a entrega dos serviços de maneira ininterrupta, dentro das normas de segurança da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as organizações desse setor procuram meios de modernizar suas atividades e atender melhor o consumidor, a partir do desenvolvimento de aplicativos que possibilitem mais transparência na entrega do serviços e maior controle do consumo, além de agilidade nas solicitações e interações.

Transformação Digital no Setor Hoteleiro 

O aprimoramento do setor hoteleiro é algo que cresceu muito nos últimos anos. É, de fato, um mercado que precisou fazer uma transformação digital em suas estruturas convencionais para que fosse possível oferecer reservas online.

Além disso, os processos de compra de produtos ou serviços foram totalmente simplificados. Ou seja, hoje com apenas alguns cliques, o cliente seleciona o destino que planeja visitar, compra as passagens e já faz a reserva de seu quarto, sem falar que pode ainda escolher quais atrações turísticas que conhecer. E tudo isso é feito utilizando um celular, por exemplo. 

Transformação Digital no Setor Financeiro

O setor financeiro é um dos que mais cresceu nos últimos anos com a implementação de tecnologias e isso já perceptível no cotidiano das pessoas de várias partes do mundo, inclusive do Brasil. 

Para se ter uma ideia, qualquer indivíduo pode fazer uso de canais digitais para movimentações bancárias e mesmo quem precisasse ir até uma agência fazer um empréstimo, pode hoje, por meio de aplicativo do próprio banco, realizar toda a transação em questão de minutos.

Significa que os meios digitais foram todos otimizados para que a experiência do cliente fosse ainda mais satisfatória. 

E agora com o boom das fintechs e o processo de modernização dos bancos tradicionais, a tendência é que esse setor se inove ainda mais, o que garantirá destaque no mercado, despertando também o interesse do novo público jovem.

passo a passo para cirar uma startup

Transformação Digital no Setor da Saúde

É pertinente enfatizar que a transformação digital na área da saúde não se resume somente aos sofisticados equipamentos para procedimentos de alto grau de complexidade. 

Na verdade, em vários países esse setor vem trabalhando no desenvolvimento de remédios, técnicas avançadas de pesquisa e estudos apurados que possam auxiliar na solução de problemas complexos de saúde, os quais afetam milhares de pessoas.

Além disso, especialistas desse setor vêm se dedicando para que recursos de ponta sejam mais acessíveis à população mais carente, garantindo, assim, ferramentas digitais que possam auxiliar em tratamentos de qualidade e em lugares menos desenvolvidos. 

Transformação Digital no Setor de Varejo

Assim como em demais setores do mercado, o varejo está em intensa transformação digital, em razão de contar com uma complexa cadeia de atividades.

As modificações no varejo ocorrem em diversos âmbitos, porém é pertinente destacar que os e-commerces são exemplos que se sobressaem, já que a complementação entre lojas físicas com lojas virtuais é uma realidade vigente, onde uma unidade promove a experiência com o produto, enquanto a outra faz a mediação da respectiva compra. 

Transformação Digital no Setor Alimentício

A implementação de novas tecnologias nos últimos anos também impulsionaram o setor alimentício, gerando uma significativa otimização dos trabalhos e simplificação dos sistemas.

O aprimoramento da experiência do consumidor também está presente nessa transformação, sendo que as tecnologias mais utilizadas nos processos estão relacionadas ao uso de softwares de gestão, adoção de novas máquinas, implementação de IoT – Internet das Coisas – e a Inteligência Artificial.

Uma variedade de recursos tecnológicos podem ser considerados no setor de alimentação, em que podemos destacar os aplicativos que auxiliam no pedido, sites e  redes sociais que disponibilizam receitas, além de aparelhos inteligentes que permitem o preparo fácil das refeições.

Transformação Digital no Setor de Comunicação e Mídia

Sem dúvida, esse foi um dos primeiros setores a vivenciar os efeitos disruptivos das tecnologias digitais, incluindo aí o Entretenimento.

Trata-se de um setor que viu nos últimos anos acontecer uma verdadeira democratização da tecnologia e do acesso à internet, sendo que as mudanças estão em ebulição até hoje, o que acaba mudando ainda mais a forma como as pessoas vivem e como elas consomem informação.

Ao mesmo tempo em que gerou oportunidades para novos produtos, as inovações nesse setor também criaram desafios em relação à readequação do modelo de negócio, comunicação e contratação de profissionais, além e outros impactos ligados diretamente ao conteúdo, que são:

  • Criação de novos produtos;
  • Conteúdo sob demanda;
  • Conexão com novas gerações e públicos; 
  • Aumento da audiência;
  • Facilidade para oferecer assinaturas.

Conclusão

É mais do que urgente compreendermos que a busca por novas oportunidades de negócio e uma otimização do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos, por exemplo, precisam ser totalmente pautadas em inovação e transformação digital.

São essa transformações que, cada vez mais, ampliam as tendências em segmentos de diversos setores do mercado que, por sua vez, precisa responder às expectativas do consumidor, tendo em vista o uso da tecnologia de uma forma disruptiva.

E não apenas em diversos setores do mercado, mas também no plano de carreira de um colaborador, em que é preciso haver uma atualização acerca do que está prevalecendo de inovações tecnológicas. E isso porque, nos dias atuais, dificilmente um gestor vai conseguir fazer parte de uma organização, se ele não mostrar que é capaz de conduzir essas transformações digitais.

Mas, o que isso significa? Significa que é importante estudar muito sobre esse assunto e, além disso, ter em mente que estar por dentro de tudo que acontece de inovação no mundo digital é algo que pode fazer a diferença, uma vez que a demanda por profissionais que sejam capazes de construir essas transformações é muito alta.

Essa questão é bem ampla. Ela se estende, por exemplo, no setor de RH, pois os processos seletivos por análise de currículos impressos já estão sofrendo adaptações que, inclusive, contam com plataformas que relacionam a vaga com o perfil do candidato, gerando um banco de dados com informações completas.

Em geral, é imprescindível que as organizações de vários setores saibam como desenvolver estratégias que possam focar em tendências digitais para que os lucros sejam constantes e o retorno nas respectivas vendas aumentem cada vez mais, sempre de forma assertiva.