Meritocracia, espírito empreendedor e alta performance: a cultura por trás da XP

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

31 de outubro de 2019 às 14:14 - Atualizado há 1 ano

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Criada há 18 anos para transformar a forma como o brasileiro investe, a XP Investimentos registra hoje mais de 1 milhão de clientes ativos. Por trás disso, cerca de 1.700 colaboradores baseados em quatro continentes trabalham para atender todos os perfis de investidores. 

Responsável pela áreas de pessoas e performance da empresa, Guilherme Sant’anna acredita que uma boa gestão dos funcionários foi fundamental para o sucesso do negócio.

“Muitas empresas não entendem o quanto a área de Gente pode ser estratégica e gerar impacto para a organização”, disse o executivo durante o RH Day 2019, realizado no dia 29 de outubro pela StartSe. Hoje, a empresa possui um modelo de gestão baseado em três pilares:

Cultura e valores

“A empresa precisa ter muito claro o que quer para seu futuro e qual impacto quer causar na sociedade. É muito importante ter propósito e cultura bem definidos”, ressaltou Guilherme. A XP é guiada por três valores: sonho grande, mente aberta e espírito empreendedor. 

Unindo isso com as características dos líderes e sócios, nasceu o código XP.

“Traduzimos as atitudes e comportamentos daqueles que performam muito bem neste documento. Ele pauta toda nossa estratégia, que inclui processos seletivos, avaliação de desempenho, critérios de eleição para sócio, questionário para candidatos, etc”.

Recrutamento e desenvolvimento

“Todo nosso trabalho envolve pessoas. Oferecemos serviços de assessoria para investir melhor”, disse Guilherme. Para garantir que toda a empresa esteja alinhada, a XP usa seu código para criar políticas internas e recrutar os melhores talentos, desenvolvendo funcionários ‘fora de série’. 

“Buscamos sempre suportar as áreas de negócio e produtos mostrando que o talento é uma matéria prima rara. Da mesma forma que temos que recrutar, também precisamos reconhecer as pessoas que performam melhor e desafiá-las da forma correta”, afirmou o executivo.

Arquitetura de incentivos

Por fim, para garantir que todos os processos fluam bem, a XP criou uma arquitetura de incentivos que envolve bonificação, reconhecimento por grandes iniciativas, promoção e modelo de partnership. “Quanto mais valorizamos recompensas proporcionais ao quanto as pessoas entregam, mais atraímos gente boa que se importa em gerar resultados”, ressalta Guilherme.

Participe da Silicon Valley Conference, a maior conferência sobre Tecnologia e Inovação do país