Walmart compra 77% de uma startup da Índia por US$ 16 bilhões
Por Isabella Câmara
9 de Maio de 2018 às 16:07 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Walmart anunciou, nesta quarta-feira (9), a aquisição de uma fatia majoritária do Flipkart, o maior e-commerce da Índia. De acordo com um comunicado oficial das empresas, a maior varejista do mundo adquirirá uma participação de 77% da companhia indiana por US $ 16 bilhões – mas os termos da aquisição ainda precisam ser aprovados pelos órgãos reguladores do país. O restante do negócio será mantido por alguns dos atuais acionistas do Flipkart, incluindo seu cofundador, Binny Bansal, a Tencent, a Tiger Global e a Microsoft.
De acordo com o comunicado, o acordo ajudará o Walmart a crescer na disputa do mercado de e-commerce. “A Índia é um dos mercados de varejo mais atraentes do mundo, dado seu tamanho e sua taxa de crescimento. Nosso investimento é uma oportunidade de parceria com a empresa que lidera a transformação do comércio eletrônico no mercado. Estamos nos transformando globalmente para atender e superar as necessidades dos clientes e trabalhar com a Flipkart nos ajudará a crescer nesse mercado crítico”, disse Doug McMillon, presidente e diretor do Walmart.
Apesar do foco inicial ser o atendimento aos clientes e o crescimento do negócio, o Walmart garante que apoiará o plano da Flipkart de fazer a transição e abrir o capital como uma subsidiária no futuro. Além disso, a gigante garante que as duas empresas manterão marcas e estruturas operacionais distinta – atualmente, o Walmart Índia opera com 21 lojas Best Price e um centro de atendimento em 19 cidades de nove estados indianos.
O Walmart e o Flipkart também estão em discussões com potenciais investidores adicionais que podem se juntar à rodada, o que poderia resultar em uma menor participação no investimento do Walmart após a conclusão da transação. Mesmo assim, de acordo com o comunicado, a empresa ainda manteria uma participação majoritária clara.
Mercado indiano
Fundada em 2007, o Flipkart liderou a revolução do comércio eletrônico na Índia. A empresa cresceu rapidamente e conquistou a confiança dos clientes, alavancando uma poderosa base tecnológica e emergindo como líder em produtos eletrônicos, grandes eletrodomésticos, móveis, moda e vestuário. “Esse investimento é de imensa importância para a Índia e ajudará a alimentar nossa ambição de aprofundar nossa conexão com compradores e vendedores e criar a próxima onda de varejo na Índia”, disse Binny Bansal, cofundador e diretor executivo da Flipkart.
Segundo o comunicado, o interesse pelo Flipkart se justifica pelo potencial do mercado indiano – que crescerá quatro vezes mais que a média anual. Nesse cenário, o investimento no Flipkart representa uma oportunidade única de crescer nacional e internacionalmente, principalmente em um mercado com oportunidades significativas à longo prazo. “Este investimento está alinhado com nossa estratégia e nosso objetivo é contribuir para a história de sucesso da Índia, à medida que crescemos nossos negócios. Com o Flipkart e os outros acionistas que se uniram, continuaremos a promover o ecossistema de e-commerce na Índia”, disse Judith McKenna, presidente e diretora executiva do Walmart International.
Embora o e-commerce ainda seja uma parte relativamente pequena do varejo na Índia, as empresas enxergam um grande potencial de crescimento. “O Walmart é o parceiro ideal para a próxima fase de nossa jornada, e esperamos trabalhar juntos nos próximos anos para destacar nossos pontos fortes e aprendizados em varejo e comércio eletrônico”. Com o investimento, oa Flipkart alavancará o conhecimento de varejo omnichannel do Walmart, o conhecimento da cadeia de suprimento de mercearias e mercadorias em geral e a força financeira, enquanto o talento, tecnologia, informações sobre clientes e cultura ágil e inovadora do Flipkart beneficiarão o Walmart na Índia e no mundo.
Disputa com a Amazon
De acordo com a Reuters, a Amazon estava focada em conquistar o mercado de e-commerce da Índia e comprar o Flipkart. Há uma semana, a empresa teria feito uma oferta formal pela aquisição de 60% do e-commerce indiano.
Porém, alguns dias antes do anúncio oficial da aquisição, a Bloomberg informou que, entre as duas gigantes do varejo, o conselho do Flipkart preferia o Walmart. Isso porque eles acreditavam que a aprovação do acordo seria mais rápida e tranquila pelos órgãos reguladores da Índia, já que o Walmart não tem presença no varejo online do país. Ainda segundo a Bloomberg, os cofundadores da empresa também teriam preferência pelo Walmart.
Se manter competitivo nunca foi tão complexo quanto agora, na Nova Economia. Por isso, pensando em se manter vivo nesse ecossistema, o Walmart decidiu explorar novos mercados e adquirir o Flipkart. Ficou interessado em saber mais sobre essa Nova Economia? Leia nosso e-book gratuito.
[php snippet=5]
Cursos Online Startse para você iniciar:

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários