Walmart compra 17 mil óculos de realidade virtual para treinar um milhão de funcionários

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

20 de setembro de 2018 às 19:07 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O Walmart anunciou hoje que usará o Oculus Go, um equipamento de realidade virtual da STRIVR, aliado ao software de mesmo nome da empresa para treinar mais de um milhão de funcionários nos Estados Unidos. No final do ano, a varejista distribuirá mais de 17.000 equipamentos para suas lojas nos EUA, que atingirão um milhão de funcionários em quase 5 mil locais.

Os óculos serão usados para informar os colaboradores sobre novas tecnologias e “soft skills”, incluindo empatia e atendimento ao cliente. Antes da implantação em grande escala, o Walmart e a STRIVR realizarão um teste piloto em dez lojas, permitindo que os funcionários pratiquem o carregamento da Pickup Tower, uma nova opção de coleta de pedidos online que ainda não foi oficialmente instalada.

O software da STRIVR também estará presente nas Walmart Training Academies, onde gerentes e executivos são treinados. Lá, os equipamentos serão usados em mais de 45 módulos educacionais. “Quando você assiste a um módulo pelo Oculus Go, seu cérebro sente que você realmente experimentou a situação”, explicou o diretor sênior das Training Academies dos Estados Unidos, Andy Trainor. O executivo também acredita que o treinamento com realidade virtual aumenta a confiança e retenção, com melhora de 10 a 15% nos resultados dos testes.

A STRIVR afirma que o Walmart usará sua plataforma para “criar, gerenciar e implantar treinamento virtual em todos os aspectos das operações da loja”, incluindo a capacidade de “monitorar quem está usando o equipamento e como estão usado, analisando comportamentos e padrões comuns que surgem durante o treinamento”. Com a novidade do Walmart e à medida em que os treinamentos de realidade virtual avancem no ambiente de trabalho, é bem provável que esse tipo de iniciativa se torne mais comum – com o crescimento de soluções domésticas e corporativas.