Você sabe a importância da construção de uma Marca Empregadora?

Avatar

Por Lucas Bicudo

17 de novembro de 2017 às 15:22 - Atualizado há 3 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

No próximo dia 23 de novembro, em São Paulo, acontecerá a 2ª edição do Kenoby Talks, evento completamente focado para a área de recrutamento e seleção de empresas. A iniciativa é organizada pela Kenoby, uma startup que vem fazendo um trabalho expressivo no mercado de Talent Acquisition, através de um software pensado para suprir as demandas dos profissionais ao decorrer de todo o processo de uma nova contratação.

“O Kenoby Talks é um evento focado em inovação para a área de recrutamento e seleção de empresas. A expectativa é que tenhamos mais de 400 pessoas interessadas pelo assunto, entre tomadores de decisão (gerente, diretor, supervisor, coordenador de RH) e especialistas (analistas de recrutamento e de recursos humanos). Um dia inteiro de palestras e temas relevantes: como utilizar a Inteligência Artificial para recrutamento e seleção, design thinking, employer branding”, comenta o Head de Marketing Felipe Sobral.

Confira também: a Nova Economia está revolucionando a cultura de gestão corporativa. A tecnologia tem desafiado modelos de negócios estabelecidos. As boas práticas de gestão e governança são importantes, mas não aceleram mudanças disruptivas. Existe um novo ecossistema de inovação que quer tomar o mercado dos incumbentes. Como juntar forças e se beneficiar dessa conexão, visando tanto a inovação radical, quanto a inovação incremental?  Não perca a oportunidade de conhecer o evento que a StartSe está promovendo sobre inovação corporativa via startups.

Faremos coro ao discurso de Felipe Sobral e discutiremos cada uma dessas tendências tecnológicas no setor em uma série de reportagens. Começamos com Inteligência Artificial e hoje falaremos sobre Employer Branding – ou marca empregadora.

Mas afinal, o que é isso? Segundo o Manual para desenvolver a Marca Empregadora da Kenoby, a resposta é: “uma imagem construída ao redor da empresa de modo que as pessoas se sintam atraídas para trabalhar nela. Basicamente, a estratégia é conquistar os melhores candidatos”. Vantagens de uma marca empregadora forte:

Diminuir o custo do processo de seleção

A lógica é a seguinte: ao construir uma boa marca empregadora, a tendência é conquistar o candidato escolhido de forma mais rápida, o que reduz as horas de trabalho despendidas na ação.

Vejamos um exemplo: José é um Gerente de Logística e está sendo disputado por duas companhias, nominalmente conhecidas aqui como “A” e “B”. A empresa A é muito bem vista no mercado por ter um ambiente de trabalho muito saudável e por impulsionar as carreiras de seus colaboradores. Já a empresa “B” não tem uma fama muito boa e é conhecida por oferecer poucas oportunidades de crescimento e de ascensão. Com isso, podemos admitir que a chance de José escolher a empresa “A”, mesmo por um salário menor, por exemplo, é maior do que a de ele optar pela concorrente.

A conclusão que chegamos é que, enquanto a companhia “A”, com uma boa estratégia de marca empregadora, atraiu a sua primeira opção e encerrou o processo seletivo em um curto espaço de tempo, a companhia “B”, além de não conseguir a contratação de sua primeira opção, ainda terá de dispor de mais recursos para efetuar a contratação, gerando mais custos.

Reduzir o turnover

Existe uma grande relação entre turnover e colaboradores satisfeitos e alinhados com a ideologia da companhia. As organizações têm lutado para mitigar esse acontecimento e reter seus talentos pelo maior tempo possível. A marca empregadora entra como uma boa estratégia para alcançar a redução desse índice. A ideia é minimizar os motivos pelos quais os funcionários queiram sair.

Aumentar a produtividade

Os colaboradores têm papel fundamental tanto na construção, quanto na manutenção da marca empregadora. Eles são o principal canal da companhia quando se trata desse tema. Mesmo não sendo o que atinja o maior número de pessoas, a palavra negativa de um colaborador insatisfeito ou até mesmo desalinhado com a cultura organizacional é o suficiente para uma grande rejeição por parte do público. Ao trazer esse grupo para dentro da estratégia da empresa e empoderá-lo como embaixadores da marca, automaticamente, se nota mais motivação, o que acaba impactando na produtividade geral da companhia.

Na programação…

A palestra de Luciana Caletti, da Love Mondays, vai trazer muito mais conteúdo sobre esse tema. Novos conceitos, tendências, cases, dicas, e mais um monte de coisa. Ao lado dela, ainda estarão nomes como o diretor de RH do LinkedIn, o CEO da Xerpa e o Líder de Ecossistemas do IBM Watson Group.

Para saber mais informações sobre o evento e comprar ingressos, é só acessar esse link.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]