Varejo conectado: como 4 startups estão transformando o setor

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

10 de julho de 2018 às 11:26 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O varejo está se transformando. Com a mudança do perfil do consumidor e um mercado cada vez mais conectado, cresce o número de startups criadas para mudar a experiência de compra do consumidor e a forma como os vendedores trabalham – seja melhorando a gestão das lojas, inovando os ambientes ou alcançando um maior número de clientes com a ajuda da tecnologia.

Em busca dessas empresas e de soluções inovadoras do setor, a Cia. Hering lançou o seu segundo programa para startups, o Retail Tech Pitch Day. A companhia busca startups que atendam desafios focados na potencialização das vendas, aperfeiçoamento da produtividade no varejo e sua rede de lojas e melhora na experiência dos clientes, seja em loja física ou online. As empresas podem apresentar soluções que usem robotização, inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, big data ou qualquer outra tecnologia para revolucionar o varejo.

As startups podem se inscrever aqui até o dia 22 de julho, e as empresas selecionadas irão para Blumenau apresentar seus pitchs. As selecionadas para a próxima fase passarão por um dia de imersão com os profissionais da Cia.Hering e desenharão um projeto piloto. As startups com as melhores soluções para os desafios poderão se tornar fornecedoras ou parceiras da empresa.

Em paralelo a isso, algumas startups já estão inovando o setor – facilitando a experiência dos clientes em restaurantes, otimizando as compras no supermercado ou potencializando a produtividade nas lojas. Conheça algumas delas:

1. Indeva

Potencializar os resultados no varejo físico e aumentar a produtividade das lojas são os objetivos principais da Indeva Na prática, a startup levanta informações e dicas sobre planejamento, acompanhamento de metas, gestão dos indicadores, feedbacks e respondem as questões dos clientes cadastrados. Além disso, mensura taxas de conversão por vendedor, loja e rede. Assim, permite que as empresas entendam o quanto venderam e como podem melhorar.  

2. Checklist fácil

A startup promete facilitar o processo de checklist para qualquer ação de uma empresa. Por meio de um software, é possível aplicar as listas em tablets ou smartphones, sem necessidade de internet. Eliminando o uso de planilhas e papel, a solução gera relatórios a partir das informações inseridas. É possível também tirar fotos, inserir comentários e criar planos de ação para melhorar o rendimento da loja.

3. Onyo

“A praça de alimentação na sua mão”. Essa é a ideia por trás da Onyo, criada para agilizar o atendimento dos restaurantes em shoppings center. Com um aplicativo, o consumidor escolhe um prato e faz o pedido antes mesmo de chegar no local. Quando a refeição fica pronta, ele é avisado e pode buscar o prato sem filas ou preocupações.

4. Supermercado now

A startup aposta na praticidade com uma solução delivery de compras de supermercado em até 2 horas. O cliente escolhe um dos mercados parceiros, monta sua lista de produtos e faz o pagamento na própria plataforma ou aplicativo. Depois, um “shopper” faz as compras  e leva até o endereço solicitado.

Baixe já o aplicativo da StartSe
App StorePlay Store