“Transformação digital é o único caminho”, diz pioneiro da internet brasileira

Para o executivo, que liderou o projeto de digitalização do Walmart.com por cinco anos, é essencial refletir sobre cultura, pessoas e ferramentas

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

19 de julho de 2018 às 16:25 - Atualizado há 2 anos

Novas ferramentas e experiências digitais tem provocado mudanças no varejo e no comportamento do consumidor. Se adaptar a essa nova realidade e conquistar espaço no mundo online das compras, cada vez mais buscado pelo público, se tornou uma necessidade. Isso é o que acredita Paulo Sérgio Silva, ex-CEO do Walmart.com no Brasil e um dos pioneiros da internet brasileira, hoje focado na sua consultoria para varejo digital RockOn Advisors.

A tendência é um crescimento cada vez maior, exponencial nos próximos anos. “Apesar do comércio eletrônico ainda ser uma pequena fatia do setor, crescerá cada vez mais. A integração entre o físico e digital será extremamente relevante no futuro. Quem não estiver bem estruturado, perderá espaço para os concorrentes”, afirma.

O executivo sentiu essa mudança na pele. Em abril de 2013, foi convidado para atuar no Walmart.com como vice-presidente de desenvolvimento de negócios na América Latina. Depois, foi promovido a COO (Chief Operation Officer) e, no mês seguinte, ocupou o posto de CEO do Brasil.

Na época, o e-commerce da empresa tinha cinco anos, e Silva tinha um importante desafio: tornar o Walmart.com uma das mais relevantes empresas de comércio eletrônico do país. O próprio Walmart caminhava aqui no Brasil na época, tentando ganhar força no mercado de varejo físico. 

Para isso, incentivou uma cultura digital na companhia e criou uma percepção no consumidor de que o site era um destino de boas compras. O executivo foi responsável pelo desenho e a implementação de estratégias para garantir crescimento sustentável, foco no cliente e produtividade inteligente, ao mesmo tempo em que rapidamente levou a empresa a apresentar uma das três maiores audiências do segmento no país em 2015, atrás apenas de Netshoes e Americanas.

Desafios

Durante cinco anos, o profissional liderou o projeto e desenvolveu ainda mais a plataforma, que embora tivesse uma das marcas mais fortes do mundo, enfrentava dificuldades naturais de quem está começando. “O maior desafio foi transformar uma empresa jovem em uma referência nacional. Apesar de ter o nome Walmart, tratava-se ainda de uma ‘startup’ dentro da companhia. Precisávamos ter uma maturidade empresarial e financeira”, explica Silva.

As operações do Walmart.com funcionavam de forma independente da rede varejista de lojas físicas, e por alguns anos o e-commerce foi considerado um “experimento” da marca para entrar e entender o mundo digital. Em 2017, a empresa decidiu mudar sua estratégia no Brasil e integrar as operações físicas com o online.

Segundo Silva, a redefinição de uma empresa para o mundo digital requer uma série de avaliações e reflexões sobre cultura, pessoas, ferramentas de tecnologias e outras questões. “Hoje transformação digital é o único caminho. Ela está, principalmente, no comportamento do consumidor, que espera ter boas experiências na compra online. Muitas empresas pensam em grandes projetos mas esquecem de colocar o cliente como o centro de tudo”, ressalta. Segundo o executivo, a mudança para um ambiente digital é inevitável, mas a forma como a empresa decide inovar pode fazer toda a diferença.

Ao longo dos últimos anos, Silva teve contato com empresas que tinham desafios semelhantes ao Walmart – tornar-se digital. Pensando nisso, após deixar seu cargo na varejista, fundou em 2017 a consultoria RockOn Advisors. O profissional acompanha os CEOs das empresas com suporte de ideias, iniciativas e reestruturação. “É uma demanda cada vez mais presente no mercado, e as empresas que não se adaptarem certamente perderão espaço”, conclui.

Quer saber mais sobre o futuro do varejo e do e-commerce no Brasil e no mundo? Participe da Varejo Tech Conference e tenha acesso aos conteúdos e palestras exclusivas do Paulo Silva e de outras mentes do setor!  

Baixe já o aplicativo da StartSe
App StorePlay Store