TIM inicia parceria inédita com Cubo para fomento à inovação
Por Lucas Bicudo
19 de julho de 2016 às 18:12 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Hoje (19) foi anunciada a oficialização da parceria entre a TIM e o Cubo Coworking Itaú, o maior hub de empreendedorismo do Brasil. A operadora fornecerá toda a infraestrutura de rede ultra banda larga ao local, que atualmente conta com 55 startups residentes, e terá o papel de tutora em determinados projetos, contribuindo com conhecimento e troca de experiência no dia a dia dos empreendedores.
“A parceria com o Cubo está em completa sinergia com nossos pilares de Qualidade, Inovação e Experiência do Cliente. Queremos oferecer o que temos de melhor, compartilhando nossa rede de alta qualidade TIM Live e experiência com o desenvolvimento de soluções em comunicações e tecnologia. A iniciativa é a primeira de outras que vamos estabelecer para fomentar o intercâmbio entre a empresa e o mercado. A expectativa é se aproximar cada vez mais de comunidades que buscam tornar o Brasil uma referência no cenário global de inovação, empreendedorismo e tecnologia”, conta Luis Minoru, CSO da TIM Brasil.
Essa é a primeira de uma série de iniciativas da TIM para apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores através da proposta de Open Innovation, estabelecendo parcerias com startups e centros de inovação de referência no Brasil. A ideia é orquestrar e priorizar a inovação, scouting e incubação no desenvolvimento de tecnologias ou modelo de negócios inovadores, gestão das parcerias estratégicas, influenciar o setor e a indústria e avaliar oportunidades inorgânicas.
O modelo de Open Innovation basicamente consiste em parcerias e alianças, colaboração compreensiva para liderança setorial, novos modelos de negócio, alanca sobre startups em fase de crescimento, engajamento de clientes e desenvolvimento de um ecossistema de desenvolvedores.
As novas lógicas de valorização e modelos de negócios que a empresa tem para o seu futuro é manter-se na liderança de distribuição de 4G, com mais que o dobro de cidades cobertas que o segundo operador concorrente; continuar com altos níveis de big data (6 bilhões de registros de ligações por dia!!!); aproximar o relacionamento com a base de 65 milhões de clientes; e elevar o número de R$ 1,5 bilhão por ano de receita em serviços que promovem inovação.
“Para o Cubo, receber a TIM é sinal de fortalecimento da proposta de um espaço focado em inovação. Em um cenário em que as soluções digitais estão ganhado cada vez mais força, ter o apoio de uma empresa referência em telecomunicações estimula a evolução das startups residentes e agrega valor à infraestrutura que oferecemos”, afirma Erica Jannini, superintendente de gestão de TI do Itaú Unibanco e uma das idealizadoras do Cubo.
Segundo dados levantados pelo Teleco referente ao mercado brasileiro, mais de 70% dos usuários realizaram compras pela internet em 2015 e 58% assistiram vídeos e ouvem músicas online. Além disso, 70% das transações bancárias foram efetuadas via smartphone no último ano. Esse cenário aumenta cada vez mais a necessidade de oferecer serviços e infraestrutura de maior qualidade, mobilidade e que estimulem a inovação.
“Queremos que empreendedores, fornecedores, empresas de tecnologias, provedores e desenvolvedores de conteúdo e Centros de Inovação identifiquem a TIM como um parceiro ideal para o desenvolvimento de produtos, serviços ou novos modelos de negócio com base tecnológica”, complementa Minoru.
A TIM também incentiva o desenvolvimento de startups por meio do Instituto TIM, com o Academic Working Capital (AWC). O programa é direcionado para estudantes de Ciências Exatas que queiram transformar seus trabalhos de conclusão do curso em negócios inovadores.
Mensagem da Brasil Ventures
Olá, tudo bom?
Eu sou o Vinicius, Diretor Executivo do Brasil Ventures, uma organização para ajudar empresas como a sua a entenderem o novo ambiente de inovação e se manterem competitivas, através de Corporate Venturing.
Corporate Venturing é a forma de empresas inovarem mais rápido e mais barato por meio de investimento em startups ou transformando seus projetos internos em startups dirigidas por seus colaboradores, chamados de intra-empreendedores.
Eu quero te convidar para batermos um papo sobre este assunto! É só se cadastrar aqui em baixo e eu vou te enviar alguns e-mails com o melhor conteúdo de Corporate Venturing para te ajudar a inovação mais rápida e disruptiva, fortalecendo seu negócio.
Este é um canal de comunicação direto para te ajudar. Quero saber das suas dificuldades e objetivos. O Brasil Ventures pode te ajudar a criar conexões com empresas inovadoras no Brasil e no mundo, oferece o melhor conteúdo e as melhores práticas de Corporate Venturing.
Faça parte da nossa comunidade e seja protagonista da próxima revolução no mercado.
Aguardo seu contato.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários