Shell e gigantes se juntam para construir infraestrutura para carros elétricos

Avatar

Por Lucas Bicudo

27 de novembro de 2017 às 16:23 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A Royal Dutch Shell se associou com as principais montadoras para implementar pontos de recarga ultrarrápidos nas rodovias da Europa. O acordo da Shell com a IONITY – uma joint venture entre a BMW, Daimler, Ford e Volkswagen – trará inicialmente postos de alta potência para 80 estações rodoviárias até 2019.

A Engie, E.ON e a startup ChargePoint já fazem esse tipo de trabalho na Europa, mas a Shell diz que a tecnologia IONITY é fundamental para suprir o problema de distância durante as viagens. Mesmo que os carros elétricos representem apenas uma pequena fração do mercado, o ritmo de crescimento da tecnologia e sua sustentabilidade leva as companhias de combustível fóssil a reavaliarem seus modelos de negócios centenários.

Sob projeções agressivas, a Shell espera que a frota de elétricos cresça de cerca de 1% do mercado para 10% até 2025, deslocando a demanda de petróleo para cerca de 800 mil barris por dia. O número de postos de recargas na Europa quase triplicou de 2014 para 2017: hoje são quase 120 mil unidades, de acordo com o European Alternative Fuels Observatory.

Gostou disso? Então dá uma olhada: a Nova Economia está revolucionando a cultura de gestão corporativa. A tecnologia tem desafiado modelos de negócios estabelecidos. As boas práticas de gestão e governança são importantes, mas não aceleram mudanças disruptivas. Existe um novo ecossistema de inovação que quer tomar o mercado dos incumbentes. Como juntar forças e se beneficiar dessa conexão, visando tanto a inovação radical, quanto a inovação incremental?  Não perca a oportunidade de conhecer o evento que a StartSe está promovendo sobre inovação corporativa via startups.

Com a tecnologia IONITY, carros com capacidade de carga avançada – de até 350 quilowatts -levarão apenas de cinco a oito minutos para recarregar, declarou a Shell. Para efeito comparativo, atualmente levam horas para recarregar um veículo desse porte.

“As pessoas querem fazer viagens longas com carros elétricos e se sentirem confiantes de que existem lugares confortáveis e convenientes para recarregar rapidamente”, afirmou o chefe de varejo da Shell, Istvan Kapitany.

As 80 estações de carga serão implementadas na Bélgica, Reino Unido, França, Holanda, Áustria, República Tcheca, Hungria, Polônia, Eslováquia e Eslovênia. Os integrantes da IONITY uniram forças para construir uma rede pan-europeia de 400 estações de recarga até 2020.

(via VentureBeat)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]