“Se você resolve um problema da Braskem, resolve de todo o mercado”

Avatar

Por Lucas Bicudo

5 de outubro de 2017 às 17:15 - Atualizado há 3 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

A Braskem lançou o Braskem Labs Challenge, seu programa de conexão com startups. Trata-se da oportunidade de desenvolver um projeto piloto e, potencialmente, tornar-se fornecedor ou parceiro da Braskem, ajudando-a a ganhar competitividade, reduzir custos e, sobretudo, melhorar sua produtividade.

Batemos um papo com Roberta Simões, a encarregada pela plataforma Braskem Labs. “É um prazer estar envolvida nesse movimento de empreendedorismo. Começamos em 2015, com esse programa que chamávamos Braskem Labs. A ideia era incentivar o empreendedor que possuía uma solução ou serviço de impacto socioambiental. O programa foi crescendo e constatamos que não faz nenhum sentido inovar da porta para dentro. Tínhamos que abrir nossas portas para o que vinha de fora. Esse ano, pivotamos o Braskem Labs. Destrinchamos esse programa único em uma plataforma com três iniciativas distintas: a Scale, nos moldes do antigo Labs, escalando empresas mais maduras (com clientes e presença no mercado); Ignition, de aceleração de startups que ainda estão validando seu modelo de negócio; e o Challenge, que procura resolver desafios internos da Braskem com as startups”, começa.

Só podem participar aquelas que consigam atender a um dos desafios lançados pelo Challenge e que tenham um MVP testado e validado ou que já possuam solução disponível no mercado. Fizemos matérias sobre cada um deles. Você pode clicar aqui para checar o Desafio de Logística e aqui para dar uma olhada no Desafio de Soluções Administrativas. Um dos maiores critérios de avaliação é o impacto socioambiental da solução.

“Nossas áreas de logística e soluções administrativas demonstraram muito interesse em participar. A ideia é estender a iniciativa para outros departamentos, como RH, Jurídico, de Comunicação. A Braskem é a maior petroquímica das américas, com escritórios espalhados no mundo inteiro, e mais de 8 mil funcionários. São cerca de 40 plantas industriais aqui no Brasil. Se você resolve um problema de logística ou administrativo da Braskem, resolve de todo o mercado”, continua.

Por que participar?

Você terá a oportunidade de testar seu produto ou serviço com uma companhia totalmente estruturada. O que as startups mais precisam são de clientes. Esse tipo de modelo de negócio só funciona com execução e teste de campo. Já imaginou a Braskem te ajudando nessa missão? Além disso, há a possibilidade de contratação, o que também eleva o patamar do negócio. Principalmente pelo fato de estar inserido em um meio que é um prato cheio para o networking, cheio de visibilidade e chancela.

Se você tem um projeto e precisa obter recursos para a execução de seu piloto, essa é a oportunidade certa. A Braskem, preocupada constantemente em se manter competitiva e no páreo do setor, acredita que a parceria com as startups é o caminho certo para desenvolver uma estratégia genuinamente de inovação.

“A startup vai ter a chance de sentar com uma equipe especialista no assunto e apresentar sua solução. Independente de quem chegar até o fim do programa e se tornar parceiro da Braskem, a oportunidade de entrar no processo, passar uma semana com nossa equipe, fazer o pitch, conhecer nossos parceiros, traz um repertório e bagagem fora de série. Essa troca será extremamente rica. Abre portas, você conhece profissionais do mercado, está em uma belíssima vitrine”.

Cronograma

O programa funcionará assim: as inscrições estão abertas até dia 30 de outubro. Logo em seguida acontecerá o filtro, onde serão apresentadas 15 startups para uma rodada de pitches. Depois vem uma imersão de 1 semana no problema proposto junto às equipes da Braskem e da Innoscience; o piloto, com as selecionadas; e por fim, a avaliação: se bem-sucedida, a startup pode ser contratada como fornecedora ou parceira.

Inscrições podem ser feitas aqui.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]