Os 6 desafios que a Alphaville está procurando startups para resolver

Da Redação

Por Da Redação

20 de julho de 2017 às 15:09 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Alphaville Urbanismo está procurando startups através do Alpha Inova, um programa em conjunto com a Innoscience e com o StartSe. A companhia busca empresas para se relacionar, realizando um piloto ou prova de conceito dentro da empresa, abordando desafios estratégicos reais da Alphaville.

As startups então podem ser contratadas como fornecedores ou parceiros da companhia, para gerar uma maior eficiência operacional e criar valor os clientes.

É importante frisar que a empresa pede por startups que já estão no estágio de MVP, ou seja, já possuem um produto mínimo viável funcionando, desenvolvido e validado – não busca startups que estejam em ideação.

A companhia prioriza seis desafios estratégicos: construção (eficiência e sustentabilidade), comunidade e serviços, relacionamento e atendimento a clientes, marketing e vendas e eficiência de processos internos. Você pode conhecer mais detalhes e se inscrever através deste link, na base do StartSe.

Conheça o que a empresa quer em cada desafio:

Construção e Sustentabilidade

A companhia já entregou mais de 76 milhões de metros quadrados urbanizados em mais de 88 empreendimentos entregues. Agora, ela quer produzir de forma mais eficiente, o que ajudaria a reduzir custos e entregar um produto de maior qualidade e mais sustentável.

A empresa busca:

Novos materiais aplicados.

Novas formas de acesso a fornecedores.

Soluções para acompanhamento das obras.

Processos construtivos do empreendimento.

Indicadores de sustentabilidade ambiental.

Formas novas de: A) Pavimentação B) Terraplanagem. C) Construção de Muros D) Saneamento E) Energia. F) Edificações (estrutura de lazer). G) Sistemas de Segurança para Empreendimento. H) Sistemas de Irrigação. I) Ferramentas para gestão de sustentabilidade empresarial

Empreendedor, fique atento pois a companhia não quer soluções para construções de casa e itens para o consumidor final (já que a Alphaville não é responsável pela construção de casas).

Comunidade e Serviços

E nestes 88 empreendimentos, mais de 230 mil pessoas circulam – formando uma forte comunidade, que já tem mais de 75 mil moradores. A companhia busca startups que possam ajudar a fortalecer o senso de comunidade para os clientes, ampliando a participação deles no processo do pós venda até ocupação mais rápida dos empreendimentos é um objetivo estratégico da Alphaville urbanismo.

Nesta área a empresa busca:

Tecnologias de colaboração e economia compartilhada (por exemplo: plataforma de voluntariado, painel de anúncios de serviços, encontros para troca de experiências, indicação de fornecedores conhecidos, mapeamento colaborativo regional, etc.).

Tecnologias de cocriação de espaços sociais e melhorias do condomínio.

Formas de envolver o condomínio com a sociedade (externa).

Formas de captura e análise de informações de perfil de clientes/moradores.

Formas de informar clientes e facilitar a construção de casas.

Ferramentas que fomentem a convivência e troca de experiências.

Tecnologias que facilitem acesso a serviços para construir a residência e viver melhor no condomínio.

Tecnologias que facilitem a interação de moradores e clientes com os comerciantes e prestadores de serviços da região.

Relacionamento e Atendimento

A companhia atualmente tem mais de 67 mil clientes ativos. E precisa ter um relacionamento intenso com eles: ela rcebe mais de 100 mil acessos em seu site, mais de 7 mil contatos de voz, 350 via chat e 5.000 via e-mail em seu call center. Um dos objetivos estratégicos da empresa é melhorar a qualidade e a velocidade (eficiência de processos) do atendimento e aumentar o relacionamento com o cliente.

A empresa busca:

Ferramentas de automatização do atendimento e autoserviço.

Tecnologia de análise de dados de histórico de atendimento.

Eficiência dos processos de interação com cliente.

Ferramentas de relacionamento ativo com o cliente até pós-entrega.

Crédito e Cobrança

A Alphaville financia direto seus clientes na compra dos terrenos – por conta disso ela administra uma carteira de mais de 67 mil clientes ativos. Uma das prioridades da empresa é justamente inovar na forma de gerar funding, receber pagamentos, cobrar e prever inadimplência, reter e prever distratos.

A companhia busca:

Tecnologias de inteligência de análise de banco de dados de histórico de clientes nas áreas de crédito e distratos.

Ferramentas com Inteligência artificial para previsão de comportamentos de inadimplência e distratos e ação próativa.

Novos meios de pagamento.

Novos modelos de geração de funding.

Tecnologias de gestão e autoserviço de cobrança e renegociação de dívidas.

Ferramentas de acesso e gestão do crédito para construção de casas.

Marketing e Vendas

A base de clientes também precisa crescer! A empresa se notabilizou por ter filas para compra dos terrenos nos dias de pré-lançamentos.

A Alphaville tem mais de 97 mil seguidores em suas redes sociais, além dos 100 mil acessos mês em seu site.  A companhia quer aumentar a geração de leads utilizando tecnologias digitais, assim como melhorar a experiência do cliente no stand de vendas físico e no digital é mandatório para empresa.

A empresa busca:

Tecnologias para pontos de contato com consumidor.

Novas formas de gerar buzz/leads online focados em qualificação e conversão.

Novas soluções de experiência digital de negociação, proposta e venda.

Formas de suportar e integrar equipe de corretores.

Canais de acesso a potenciais clientes.

Processos Internos

E por fim, vamos lembrar que a Alphaville Urbanismo está em um dos segmentos mais burocráticos no Brasil: o ramo imobiliário. Por isso, ser eficiente é mandatório para ela. A Alphaville tem mais de 450 funcionários e se relaciona com diversos parceiros, entre eles cartórios, associações de moradores e fornecedores.

A empresa busca:

Digitalização e gestão de documentos.

Ferramentas de disponibilização de informações gerenciais facilitadas.

Soluções de comunicação interna e comunicação entre áreas.

Conheça o programa e se inscreva aqui.