Montadora japonesa desenvolve carro que faz quase 30 km por litro de gasolina

Por Da Redação
9 de agosto de 2017 às 10:50 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Mazda sabe que não consegue competir com a Tesla na corrida pelo carro elétrico. Nem com Ford, GM, Volkswagen, Fiat, Google, Apple, Bosch e tantas outras que estão desenvolvendo este tipo de tecnologia. Não tem os recursos, nem o poderio para tal. Portanto, tinha uma única escolha: desenvolver carro à combustão que fosse mais eficiente até que os elétricos.
E eles afirmam ter conseguido. A companhia desenvolveu um novo motor, SkyActiv-X, que é muito mais econômico que um carro convencional, podendo rivalizar com os elétricos em termos de custo e de dano ao meio ambiente. Seu primeiro carro com essa tecnologia, o Mazda3 que será lançado em 2019, faz cerca de 100 quilômetros por 3,5 litros – uma marca.
É comum ver carros fazendo entre 5 até 10 km/l atualmente (o Onix, o carro mais vendido do Brasil, faz 8,8 km/l em seu modelo 1.0). O Mazda3 chega a fazer quase 30 km por litro. É muito mais eficiente.
Como eles conseguiram? Fizeram um motor que, em baixa rotações usa faísca para funcionar e em alta rotações usa compressão. É uma tecnologia que Ford, GM e Hyundai tem procurado desenvolver por anos, mas sem muito sucesso.
Abastecer o tanque deste carro vai custar em alguns países o mesmo que recarregar uma bateria de um Tesla. Só que o carro tem o potencial de ser muito mais barato que um Tesla e, ao contrário da bateria, o motor não perde capacidade total se for tratado corretamente.
Além de que, como carro a combustão, teria a possibilidade de ter uma autonomia ainda maior – e não ter que montar uma rede de abastecimento nova, como é o caso dos carros elétricos. Contudo, ele ainda mantém emissões de poluentes próximo da casa das pessoas, colaborando para a poluição das cidades.
Embora o motor movido à gasolina esteja sendo proibido em vários países (como Alemanha, França e Reino Unido, que vão tirá-los de circulação até 2040), essa tecnologia vem para trazer. Grandes corporações, como a Mazda, ganham muito por serem inovadoras.
Vamos tratar deste assunto no Corporate Class, nosso evento para empresas que estão procurando inovação. Trata-se de um evento de quase 10 horas em São Paulo, no qual você vai ver alguns excelentes cases de inovação corporativa que geraram incontáveis ganhos para grandes corporações e que podem te ajudar a fortalecer sua empresa.
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários