Itaú e bancos vão testar o uso de blockchain para realizar chamadas de margem

Por Tainá Freitas
5 de fevereiro de 2018 às 12:28 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Apesar do blockchain ter surgido como a plataforma de transações das criptomoedas, hoje a sua função está cada dia mais desvinculada das moedas virtuais. Isso acontece devido aos seus variados usos, trazidos pela lógica criptografada e descentralizada da plataforma – algo que está sendo cada vez mais aproveitado pelas empresas. E esse é o caso do Itaú: nesta segunda-feira (5), o banco Itaú anunciou o início do projeto “Blockchain Collateral”, em que utiliza o Blockchain para trazer mais transparência, rapidez e rastreabilidade em chamadas de margem.
As chamadas de margem são negociações feitas com bancos, para que estes recebam garantias em operações no qual os riscos de crédito tornam-se desfavoráveis (geralmente, devido às flutuações do mercado). Periodicamente os valores são avaliados e recalculados por cada uma das partes. O projeto de Blockchain do Itaú surgiu para trazer um processo estabelecido, que, segundo o banco, trará “ganhos de eficiência aos participantes e transparência no processo de auditoria”.
Como de praxe, devido ao funcionamento do Blockchain, as chamadas de margem passarão a ser descentralizadas. Além disso, elas também serão padronizadas e feitas a partir da plataforma Corda do consórcio internacional R3, plataforma que une instituições financeiras para estudar e aplicar a tecnologia do blockchain. Neste caso em que o sigilo bancário é necessário, a tecnologia Corda criará uma rede na qual o compartilhamento de informações é seletivo.
“Estamos certos de que esta inovação trará ganhos reais de eficiência para o setor como um todo. Estamos ansiosos para expandir os benefícios que a tecnologia blockchain oferece, este é um início promissor”, afirma Cristiano Cagne, diretor de Operações do Itaú Unibanco”. Para saber os usos do blockchain além do mercado financeiro, leia o nosso e-book gratuito sobre a definição e aplicações dessa tecnologia.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários